Alunos de Arquitetura e Urbanismo FAAM fazem viagem técnica

Entre os dias 20 e 24 de abril, o curso de Arquitetura e Urbanismo do FIAM-FAAM Centro Universitário realizou mais uma de suas viagens técnicas. Desta vez, além de Curitiba, três cidades mineiras foram contempladas: a capital Belo Horizonte, a setecentista Tiradentes e Brumadinho, sede do Inhotim. As viagens fazem parte da matriz curricular do curso e são voltadas para a ampliação das experiências científicas, socioculturais, ambientais, profissionais, artísticas e de cidadania dos estudantes.

Um grupo de 70 alunos viajou para Minas Gerais coordenados pelos professores Mauro Motoda, Clevio Rabelo e Valdir Arruda, especializados em história e projeto de arquitetura. Durante os quatro dias de viagem, foram estudados tanto a arquitetura de edifícios dos séculos XVIII, XIX, XX e XXI, quanto o planejamento e a conformação dessas cidades e sua relação com seus sítios naturais e proposições estabelecidas no campo da arte.

A viagem para Curitiba foi organizada pelo coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Peter Ribon Monteiro, e as docentes de Urbanismo e Paisagismo Ligia Teresa Paludetto e Marina Caraffa, que ministraram aulas ao ar livre para um grupo de cerca de 90 alunos. O tema da viagem teve como pano de fundo o contexto do planejamento urbano da cidade e o seu reflexo na paisagem.

curitiba_alunos-arquitetura

“Todos os alunos do curso podem se inscrever. Esta iniciativa é importante para a integração entre os semestres, na vertical. No entanto, a ação é mais recomendável para alunos a partir do 4º período, quando eles já têm algum conhecimento sobre o tema”, explica o coordenador Peter Ribon Monteiro.

Para conclusão da viagem técnica, os alunos farão painéis sobre os locais visitados e serão expostos nas unidades Vila Mariana 1 e 2 e no Campus Morumbi.