Projeto de Administração promove auxílio à comunidade

O curso de Administração do Complexo Educacional FMU promoveu projeto para ajudar os microempreendedores no desenvolvimento e gestão de seus negócios.

No trabalho, realizado para a disciplina de Economia e Mercado, os alunos entraram em contato com os microempreendedores e aplicaram os conhecimentos teóricos em situações reais na gestão dessas empresas.

O Prof. Caio Iochimoto comentou o desenvolvimento dos projetos. “Os alunos primeiramente escolheram a área em que atuariam como, por exemplo, junto a vendedor ambulante, pintor, pedreiro, manicure, entre outros”, destaca o docente que lembrou ainda que os negócios deveriam ser de micro e pequeno porte. Os alunos interagiram com os proprietários, entenderam mais sobre o negócio, analisaram as informações e sugeriram melhorias. Ele destaca ainda a importância dessa iniciativa.  “O trabalho tem um cunho de responsabilidade social, uma vez que os alunos prestam consultoria aos microempreendedores para que eles possam desenvolver seus negócios”, afirma o docente.

O projeto de destaque do último semestre foi o desenvolvido para o salão de cabelereiro da Rosangela Santos. A empreendedora agradeceu à Instituição e aos alunos pelo auxílio prestado. “Eles não mediram esforços para que as melhorias fossem implantadas no meu salão, eles acreditaram nesse projeto, se empenharam e deram o melhor de si.  As mudanças não foram somente na parte estrutural, os alunos promoveram também uma conversão no gerenciamento do meu negócio, o que me deu uma nova visão de como administrar”, comentou a profissional que ainda destacou que o movimento do estabelecimento aumentou bastante, principalmente no final do ano.

Os alunos também comentaram sobre a importância do trabalho para a formação deles. “As dificuldades nos apresentaram novas perspectivas de aprendizados para lidar com os erros e acertos do time, pois lutamos todos juntos em busca de um bem comum. Pude entender a visão de um microempreendedor, desenvolver estratégias de negócio, ações pontuais e identificar pontos de melhoria para alavancar as vendas”, lembrou Ravena Isabel Nojosa dos Santos.

Já Thaís Camila Martinez destacou as visitas ao local como uma das etapas essenciais do trabalho. “A partir delas, pudemos analisar a maneira como ela trabalhava e a estrutura do local, fazendo referências a pontos fortes e fracos”. Para Sandro Santos o grande desafio foi mudar a imagem do salão para atrair a clientela. “Resolvemos que cada integrante do grupo rifaria algum tipo de produto para ajudar a levantar uma quantia em dinheiro para realizarmos as melhorias no salão, no espaço interno e externo, na visibilidade e na divulgação”.

Outro destaque foi a possibilidade de adquirir mais conhecimento sobre o mercado. “Ver as dificuldades de um microempreendedor e poder ajudá-lo com toda a instrução que nos foi passada no curso é gratificante. O grupo teve um ótimo desenvolvimento e dedicação na execução do trabalho, o que facilitou ao resolver os contratempos que tivemos”, explicou Stephany Igino da Silva.

Taiana Amorim Souza ressaltou o aprendizado durante o desenvolvimento da iniciativa. “Vivi e senti como é ser um microempreendedor, superar os desafios e ter uma análise empreendedora para superação deles. Como equipe, aprendemos como é importante trabalharmos juntos para que nossos objetivos sejam alcançados”.