Projeto de alunas de Design de Interiores ganha destaque

As alunas do curso de Design de Interiores do FIAM-FAAM Centro Universitário, Amanda Vecchio, Ana Beatriz Boettger Ribeiro, Andrea Guariglia, Carla Batochio, Fernanda Levy, Letícia Rocha e Raquel Novaques, realizaram o projeto “Uma cadeira velha para sentar” no D!lab, laboratório de design, criatividade e inovação da graduação.

4347

Segundo a Profa. Ms. ilian Regina Machado de Oliveira, orientadora dos trabalhos, esses projetos são importantes, pois abordam temas reais e com equipes multidisciplinares a fim de aproximar o aluno da realidade do mercado. “É uma possibilidade de aplicar de diversas formas todo o conhecimento adquirido dentro da sala de aula”, destaca a docente.

O trabalho teve como objetivo apresentar a ideia de que as peças de mobiliário se desatualizam e que podem ser reinseridas dentro de outra cena por meio de técnicas de retrofit, estímulo criativo para o surgimento do projeto, a partir da sustentabilidade e da otimização de recursos.

A estudante Letícia Rocha destaca o processo de realização dele. “Foi trabalhoso, tivemos que pensar muito, desenvolver diversas ideias e conceitos, mudamos de planos muitas vezes, mas no final deu tudo certo e ficou melhor do que planejávamos”. A aluna Fernanda Levy comenta mais sobre as etapas do trabalho. “Foi muito interessante, desde a ideia do tema, a busca pelas cadeiras em depósitos e lugares inusitados, a criação do conceito para realizar as transformações, a experimentação de diversos tecidos, cores e materiais e até o fato de não haver muitos recursos fez com que surgissem ideias criativas e de custo baixíssimo”, enfatiza a discente.

As alunas comentam o apoio da Profa. Lilian no trabalho. “Ela sempre nos auxiliava muito em nossas dificuldades, mas também deixou que ficássemos livres para fazer da maneira que achávamos melhor, ou seja, ela contribuiu para que as ideias que tivemos tomassem forma”. Já Fernanda ressalta o conhecimento transmitido pela docente. “Suas experiências na área e senso crítico foram essenciais para que atingíssemos os resultados esperados, coordenou com muito senso de humor e espirito de equipe para que todas participassem efetivamente de todas as etapas do projeto”.

O trabalho foi publicado na revista “Casa – Projeto & Estilo” (Ano 07, número 38) da editora Minuano. Ter o trabalho apresentado em uma grande publicação foi motivo de orgulho para as estudantes. “Foi muito gratificante ver o nosso trabalho sendo reconhecido por uma revista tão bacana, fiquei muito feliz”, comenta Letícia. Já Fernanda destaca a oportunidade de networking. “Foi muito importante para divulgar para familiares, clientes e amigos os projetos em que estou envolvida”.

Clique aqui e confira a íntegra da publicação.