FIAM-FAAM realiza reforma de biblioteca no Trote Solidário

Os alunos e professores dos cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Moda, Música e Graduação Tecnológica em Design de Interiores, Design Gráfico e Fotografia do FIAM-FAAM Centro Universitário promoveram ação do trote solidário com a reforma da biblioteca do Amparo Maternal, entidade de apoio às gestantes.

A iniciativa promoveu a integração entre os calouros, os veteranos e os professores dos cursos. Os alunos ingressantes passaram uma semana colocando a mão na massa, integrando-se aos novos colegas e entendendo o grande valor do trabalho solidário.

O “projeto $517,70”, nome em referência ao montante arrecadado para a execução do projeto, além da verba obtida, conseguiu importantes patrocinadores e contou com a participação de mais de 200 alunos. O curso de Moda confeccionou almofadas, o curso de Arquitetura confeccionou mesas de centro, o curso de Fotografia registrou o processo e a Música colaborou com seus alunos realizando uma performance no dia da inauguração. Já o curso de Design Gráfico auxiliou na decoração das paredes da biblioteca e com escritas artísticas na parede-lousa. O destaque ficou por conta do curso de Design de Interiores que elaborou o projeto.

O local escolhido, a biblioteca, era uma sala de 29m² que possuía mobiliário inadequado e poucos atrativos visuais. Mesmo assim, a presença dos livros e dos jogos atraía as internas, que lá passavam seu tempo entre as atividades de aprendizagem e cuidados com seus bebês.

O projeto começou com reuniões com os funcionários do Amparo para entender as necessidades do local. De acordo com os colaboradores da entidade, o ambiente é bastante frequentado pelas moradoras temporárias da Casa. Após conversas e medições, o processo projetual se desenvolveu por meio da troca de ideias e conhecimentos entre os integrantes, em que cada um contribuiu com suas habilidades e competências. Anteprojetos e maquetes eletrônicas foram realizados até alcançar assertivamente as demandas reconhecidas no local.

Foram trabalhados conceitos criativos de transformação e aproveitamento de materiais e os alunos tiveram a chance de atuar com um orçamento real, pesquisando e comparando, buscando soluções inovadoras e sustentáveis. Eles também tiveram contato com um cliente real, respeitando prazos e diretrizes.

Após os estudos iniciais, uma cartela de cores foi definida, uma paleta feminina, porém discreta, com toque natural que transmitisse serenidade e alegria. Com a definição dos elementos, deu-se início ao detalhamento executivo. Foram definidos 3 setores integrados na biblioteca: Estudar (mesa de leitura, jogos e parede lousa); Acervo (revisteiros e estantes ao centro); e Estar (sofá e tapete com almofadas para conversa e leitura).

A fase final do projeto foi a transformação total do ambiente em que os alunos e gestores trabalharam para comprar itens, pintar paredes, reformar móveis e entregar à maior maternidade do Brasil um espaço de design que busca transformar por meio da leitura a situação de dezenas de mulheres carentes.

Seguem algumas fotos do projeto e do antes e depois:
4368-1

4368-2

4368-3

4368-4

4368-5

4368-6

4368-7

4368-8

4368-9