Alunos participam do CGI – U

Os estudantes do Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM Carlos Alberto Lopes Melero Filho, aluno de Psicologia, e Luma Soares Morales, discente de Moda, participarão, entre os dias 01 e 03 de abril, do Clinton Global Initiative – University, evento mundial que será realizado na Universidade de Berkeley, na Califórnia.


Os estudantes foram indicados por seu engajamento social e selecionados em meio a centenas de alunos, sendo que a Instituição é a única que contará com dois representantes. O evento traz a discussão de soluções eficazes para alguns dos principais desafios do mundo com a presença de renomados profissionais.

Luma comenta a sensação ao saber que participaria do evento. “Quando meus professores me indicaram, achei que era algo muito distante ser selecionada, afinal são mais de 80 instituições pelo mundo todo e muitos alunos, mas consegui e estou radiante com essa oportunidade!”. A estudante destaca que já fez um intercâmbio para a Califórnia em 2013 e que está muito empolgada em retornar à cidade. “E o melhor foi quando soube que seria na Universidade de Berkeley, em São Francisco. Poder conhecer uma das mais renomadas universidades do mundo é realmente único”.

Luma realiza, junto com sua mãe, um importante trabalho de capacitação de mulheres ensinando a fabricação de sabonetes artesanais. “As mulheres das comunidades são, na verdade, as maiores vítimas da dura realidade. Por isso, temos como objetivo levar a cada uma delas a experiência de conhecerem uma atividade sensorial que é capaz de envolvê-las de uma maneira muito especial, trazendo alegria, esperança, ânimo e forças, com possibilidades para construir um caminho novo e promissor, buscando levar uma cura para suas emoções e também uma possível fonte de renda”.

A estudante destaca a importância de poder interagir com jovens que querem fazer a diferença. “Todas essas pessoas, assim como eu, são engajadas em algum tipo de causa ou projeto social, pensam no próximo e estão em busca de um mundo melhor, independente da área de atuação. Só tenho a agradecer a FMU, a rede Laureate, a meus professores e coordenadoras do curso por essa oportunidade”.

Filho já organizou um grupo para auxiliar os deficientes auditivos de sua comunidade no aprendizado da linguagem de sinais e no futuro espera começar um programa de ensino de Português para refugiados em São Paulo. Ele destaca como ficou sabendo que havia sido selecionado. “Eu recebi o e-mail de confirmação no fim do meu expediente. Foi uma grande alegria e eu não sabia como reagir! Demorou para a ficha cair e até chamei um colega para ler o e-mail e certificar de que era isso mesmo o que estava acontecendo!”.

O estudante, que já integrou o programa de verão de Santa Fé, vê a participação em um evento dessa magnitude como algo singular. “Ela culminará em um desenvolvimento tanto profissional quanto pessoal! Ter a possibilidade de participar de um evento com pessoas únicas que realmente fazem a diferença e profissionais que têm esse objetivo como meta vai ser algo inspirador”, destaca o discente.