Alunos participam de projeto do Global Office

Os alunos  do FIAM-FAAM participaram do Projeto Nike Open the Box, que consistiu em despertar a criatividade dos estudantes para fazer uma caixa de tênis personalizada. A iniciativa possibilitou aos discentes vivenciar uma experiência diferente e exercitar o seu lado mais criativo ao utilizar um espaço determinado para expor seus próprios mundos e ideias, além de receber um reconhecimento internacional por seus trabalhos.

Para a aluna Fernanda Hermsdorf participar do projeto impulsionou sua carreira. “Ele tem abrangência mundial e contou com 138 participantes no mundo todo. Por isso, já destaca o meu potencial tendo em vista que foram os professores, profissionais experientes, que me indicaram”, destacou a estudante. Yasmin Nascimento ficou sabendo que participaria do projeto enquanto desenvolvia seu Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Moda. “Isso foi muito importante, pois participar desse projeto me ajudou a desenvolver minha criatividade e a colocar em prática toda a aprendizagem que eu tive durante meus quatro anos de curso. E ainda me auxiliou a aplicar isso também no meu próprio projeto de conclusão de curso. Além de ser uma honra fazer parte de um projeto desse porte!”, ressaltou a discente.

Segundo Yasmin Ayumi o caráter prático do projeto chamou sua atenção. “Esse projeto em particular, me deu uma prévia do que será minha profissão quando eu me formar. Criar o conceito, projetar, medir, escolher os materiais e executar as ideias foram processos que eu vi separadamente na faculdade e que tive oportunidade de usá-los juntos agora”. Já Oscar Escudero comentou o belíssimo resultado dos trabalhos e a relevância que essa participação teve para sua evolução. “É extremamente válido e memorável para mim, aluno do 7º semestre, poder participar de um projeto internacional, pois contribui significativamente para nosso portfólio e aprendizado, além de ser um passo para a carreira”.

E, após o desenvolvimento dos trabalhos, o idealizador do Projeto, Gianluigi Ricuperati, diretor criativo da Domus Academy, instituição da Laureate localizada na Itália, visitou a Instituição.  Com o apoio do Global Office, a visita dele teve como objetivo conhecer os participantes e seus projetos. Ricuperati conversou com cada um dos alunos sobre seus respectivos trabalhos, buscando entender os motivos que levaram a tais criações.

E os alunos puderam desfrutar do encontro com o profissional.  “Ele é uma pessoa muito carismática e comunicativa. Pôde passar para nós com clareza todo o conceito do projeto e a representação utópica de toda uma geração de artistas. Ao ter contato com o representante desse projeto, deu para sentir a grandiosidade de participar de algo que move todos os continentes do mundo”, lembrou Fernanda. Para Yasmin Ayumi, apesar de breve, a conversa foi proveitosa. “Foi possível perceber o comprometimento que ele teve com o projeto e o quão orgulhoso ele estava de todos os trabalhos”.

Oscar destacou que o encontro com o idealizador da iniciativa foi o máximo. “Minhas expectativas face aos próximos passos do projeto aumentaram significativamente. Gostaria muito de ver pessoalmente todos os projetos que serão expostos em Milão”.  Já Yasmin Nascimento ressaltou o caráter integrador do Nike Open the Box. “Pude entender que esse é um projeto que já está sendo pensado há algum tempo, mas que somente agora pôde ser concretizado. É uma iniciativa que não visa a uma competição, mas sim uma apresentação da criatividade dos alunos das áreas das artes pelo mundo todo”.  Os projetos serão levados para o Instituição NABA, na Itália, onde farão parte de uma exposição.

Confira um pouco mais sobre os projetos:

Fernanda Hermsdorf

“O conceito que eu desenvolvi no meu projeto foi bastante singular, destacando as minhas viagens internacionais, Austrália e Chile, e como isso acrescentou e agregará valores e conhecimentos ao longo da vida, por meio das fotos.  Na execução da caixa eu mantive a sua forma e dimensões originais e dentro dela colei uma foto de uma estrada tirada do deserto do Atacama (Chile) em perspectiva, sobre essa estrada, as minhas fotos dentro de algumas latinhas redondas com visor, com indicação para abri-las para cima, saindo de dentro delas as minhas recordações dos lugares que visitei, mantendo o formato do círculo, um mapa do mundo e as minhas passagens aéreas, assim como ingressos de locais visitados nesses países. Na parte externa, representei, à mão livre Skylines das cidades de São Paulo, Sydney, Santiago do Chile e Rio de Janeiro. Seguindo o conceito de que cada caixa uma história, cada caixa uma vida, dentro da minha as minhas recordações, tudo que eu aprendi e que vivi ao lado do amor da minha vida”.

 

Yasmin do Nascimento

“Com o tema  “Três Mosqueteiros” minha proposta de projeto foi colocar  dentro da caixa um pouco dos meus sonhos e projetos futuros de viajar pelo mundo inteiro junto com minha mãe e irmã. Sendo assim, criei um ” baú de memórias futuras” em que coloquei  um mapa mundi  que, possuindo três pontos interligados por linhas representavam os caminhos pelo mundo que nós três faremos. E dentro da caixa também criei uma bússola com três espadas, fazendo uma brincadeira com as espadas dos três mosqueteiros, representando a direção que seguiremos em nossas vidas. Criei em cima do baú outra brincadeira: utilizando o logo da Nike, coloquei as espadas dos três mosqueteiros com a famosa frase: “Um por todos e todos por um”. E para fechar, coloquei uma chave em cima do baú representando o poder que somente nós possuímos de criar e “abrir” nossos sonhos”.


Oscar Escudero


“Meu projeto consiste na reprodução dos meus sonhos, desde os mais antigos aos atuais. A execução aconteceu em etapas que foram: concepção do projeto (ideia), construção das ideias por meio de croquis, escolha dos materiais que melhor representassem o conceito do projeto e a execução propriamente dita”.

 

Yasmin Ayumi

“O conceito geral transmitido pela NIKE foi “ar” e fomos convidados a interpretar esse conceito da forma que achávamos melhor. Para mim, “ar” é aquilo que nos dá uma razão para viver, então eu busquei colocar no meu projeto as coisas que me davam forças para continuar respirando. Eu me inspirei nas vitrines de lojas para montar a minha caixa. Criei três vitrines que simbolizavam itens essenciais para mim. A primeira foi o amor, e nessa vitrine eu coloquei objetos que me lembram todas as pessoas que amo. Na segunda vitrine, simbolizei a carreira que escolhi, sendo o Design e as Artes como os fatores mais importantes. Na terceira vitrine está a minha família, como meu alicerce principal. O exterior da caixa é uma mala, que simboliza a jornada que me trouxe até aqui.”