Palestra Notas sobre a regulação da IA no Brasil

 

Encontro NERD – Palestra Notas sobre a regulação da IA no Brasil com Rodolfo Avelino

 

O professor Rodolfo Avelino, do Insper, fará o encerramento do ciclo do Núcleo de Estudos em Redes Digitais (NERD) deste semestre. Ele falará sobre regulação de Inteligência Artificial no Brasil no encontro do dia 29 de novembro (quarta-feira), às 17h, em videoconferência. Será a primeira vez que Avelino participará de um evento organizado pela FIAM-FAAM.

No encontro, ele abordará com mais profundidade a posição crítica que sustenta em torno da atual discussão sobre regulação da IA no país. Para ele, as novas regras devem ter um caráter, sobretudo, de ordem descritiva, seguindo o modelo da União Europeia. Isso significa um esboço mais completo de responsabilizações, punições e prescrições para casos específicos.

No parlamento, a regulação tem avançado no sentido contrário: em direção a um documento com princípios gerais de uso da IA e aplicabilidade da lei de acordo com legislações já vigentes.

O NERD é coordenado pelos professores Benedito Moraes, Sandro Pontes e Vinícius Mendes e, neste semestre, teve como eixo temático os efeitos práticos da Inteligência Artificial.

 

DATA: 29/11/2023

HORÁRIO: 17H às 18h30

LOCAL: Plataforma Zoom: https://fmu-br.zoom.us/j/98104980385