O ECA fez 30 anos e vamos falar sobre isso! #Vem

No último dia 13 de julho de 2020, o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069 de 1990) completou 30 anos. O dispositivo foi criado para garantir  proteção da criança e do adolescente, e tem uma trajetória de conquistas e desafios na defesa dos direitos destes cidadãos. Nele estão presentes, por exemplo, o direito à vida, à saúde, ao esporte, à educação, à convivência familiar e à alimentação.

Apesar do avanço que o ECA representa, muito ainda precisa ser feito, tendo em vista a persistência de altos índices de mortalidade infantil, abuso sexual, exploração do trabalho infantil e violência no âmbito público e doméstico.

Na quarta-feira, 14 de outubro, a partir das 10h, as Escolas de Comunicação, Direito, Relações Internacionais, Saúde e Serviço Social do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM se reunirão para debater elementos centrais desse diploma legal quanto à sua importância, alcance e efetividade. A inscrição será por meio deste link, e alunos da Instituição receberão 3 horas complementares para cada debate. Confira a programação:

  • 10h00 às 10h15 – APRESENTAÇÃO

MAGNÍFICO REITOR MANUEL NABAIS DA FURRIELA
PROFª COORD. DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL MÁRCIA GUERRA

  • 10h15 às 11h45 – MESA DE EDUCAÇÃO

HORRORES SOCIAIS E HORIZONTES EDUCACIONAIS: AINDA A UTOPIA DEMOCRÁTICA
ALEXANDRE VIRGÍNIO Sociólogo, professor do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Desenvolve estudos e pesquisas na área da Sociologia da educação e Políticas públicas de educação. Coordena o Núcleo de estudos em Educação, Cidadania e Política (NECPO).

OS JOVENS EM UM BRASIL EM CRISE
 GABRIEL MEDINA Psicólogo, professor da Fundação Escola e Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Foi Coordenador de Juventude da Prefeitura de São Paulo, Secretário Nacional de Juventude do Governo Federal e Presidente do Conselho Nacional de Juventude (CONJUVE).

ModeraçãoSTELLA SCHRIJNEMAEKERS

  • 14h00 às 15h30 – MESA DE COMUNICAÇÃO

O JORNALISMO QUE O JOVEM PREFERE: RELAÇÃO JUVENTUDE COM BOAS E MÁS NOTÍCIAS
CAMILA GARCIA Jornalista, Mestre em Jornalismo pelo FIAM-FAAM – Centro Universitário, e especialista em Comunicação Integrada e Marketing. Atualmente é assessora de comunicação do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP).

FUNDAÇÃO ABRINQ ADVOCACY NO CONGRESSO NACIONAL
MARTA VOLPI é Graduada em Direito, especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua no terceiro setor desde 2003 na elaboração e coordenação de projetos para atendimento de mulheres, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade. Desde 2012, trabalha na Fundação Abrinq como Assessora de Advocacy com monitoramento das proposições legislativas em trâmite no Congresso Nacional.

Moderação: MARIA LUCIA DA SILVA e RITA RIBAS

  • 15h30 às 17h00 – MESA DE DIREITO E SERVIÇO SOCIAL

30 ANOS DE ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
 ARIEL DE CASTRO ALVES Advogado, especialista em direitos humanos e segurança pública pela PUC- SP. Conselheiro do Condepe – Conselho Estadual de Direitos Humanos e membro do Grupo Tortura Nunca Mais. Foi conselheiro do Conanda (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) e também foi vice presidente da Comissão da Criança e do Adolescente da OAB Nacional.

DIREITOS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO
ANA ELIZABETH CAVALCANTI Doutora em Direito Civil pela PUC/SP. Professora da graduação e Mestrado em Direito da Sociedade da Informação das Faculdades Metropolitanas Unidas FMU

Moderação: FÁBIO FRANCO, MÁRCIA GUERRA e MARIANA CAVICHIOLI ALMEIDA

  • 17h00 às 19h30 – MESA DE SAÚDE

VIOLÊNCIA DOMÉSTICA INFANTIL NO BRASIL – ÍNDICES E FORMAS DE COMBATE
ANA PAULA VELLOSO, Biomedica, Necropsista, Mestre em Antropologia Forense pela USP Ribeirão Preto, Professora de Medicina Legal na Universidade Estadual de Minas Gerais

A PARTICIPAÇÃO DA PSICOLOGIA NA GARANTIA DE DIREITOS E DA DIGNIDADE DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
LÍVIA DE FREITAS KEPPEKE, Psicóloga e Professora Universitária. Especialista em Adolescência. Mestre em Ciências da Pediatria.

Moderação: ROGÉRIA VENTURA

Lembrando: alunos da Instituição que participarem receberão 3 horas complementares para cada Mesa.

Para participar, basta cadastrar-se por meio deste link.

Aproveite!