Curso de Direito recebe homenagem na Alesp

Curso de Direito da FMU completa 55 anos e recebe homenagem na Alesp

Longevidade do curso foi comemorada em sessão solene proporcionada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

 

Figura 1 Momento do Hino Nacional na ALESP/Foto: Ana Paula Rodrigues

No dia 8 de dezembro de 2023, a ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) promoveu uma sessão solene para celebrar os 55 anos do curso de direito da FMU. Tendo como proponente da homenagem o deputado estadual, Rafael Saraiva, egresso da Instituição.

“Eu fui aluno do curso de Direito da FMU e lá aprendi sobre direitos, justiça, cidadania e democracia. O direito me tornou advogado, a justiça me tornou um soldado, a cidadania me tornou um homem melhor e a democracia me tornou deputado, é uma honra muito grande ser o proponente desta sessão solene que comemora os 55 anos da FMU, é um pequeno gesto de gratidão de ter sido aluno de um centro universitário de excelência”, menciona Saraiva.

Além do deputado estadual, a mesa diretora foi prestigiada pelo presidente do Tribunal de Justiça Militar, Orlando Eduardo Geraldi; pelo presidente do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, Eduardo Tuma; pelo reitor do Centro Universitário FMU, professor Ricardo Ponsirenas; pelo coordenador da Escola de Direito do Centro Universitário FMU, Caio Sperandéo de Macedo; e pela desembargadora e representante do curso docente de graduação, professora Maria Cristina Zucchi.

O evento reflete positivamente a longevidade do curso, assim como a contribuição da FMU na formação de diversos nomes importantes para a Justiça de São Paulo, como o ex-governador do estado Luiz Antônio Fleury e o presidente da OAB/SP por três mandatos, Luiz Flávio D’Urso. Ambos compuseram as primeiras turmas a se graduarem no curso de Direito da instituição.

“A FMU vence e continua a vencer de uma forma sempre pioneira, sempre foram em natureza vanguardista, sempre inovando, sempre trazendo as maiores das imagens tanto em conteúdo programático quanto na evolução ideológica do programa, acho isso fundamental. E a marca do aluno, ela é inconfundível”, comenta a desembargadora professora Maria Zucchi.

Durante a sessão solene, Rafael Saraiva consagrou os professores, apontando-os como o diferencial da instituição, além da relevância da tradição da FMU: “Na sala de aula, assim que começam a trabalhar, sempre plantam uma semente. Essa sessão solene não significa somente uma homenagem aos 55 anos do curso de Direito da FMU, mas um singelo reconhecimento que através da educação poderemos ter dias melhores”.

O deputado citou diversos professores que fizeram parte de sua trajetória acadêmica, alguns presentes na sessão, dentre eles, o professor Jorge Shiguemitsu Fujita, homenageado surpresa por sua significativa participação em mais de 30 anos na formação de estudantes de Direito pelo Centro Universitário.

Em sua primeira entrevista pública como novo Reitor da FMU, o professor Ricardo Ponsirenas, compartilhou seu entusiasmo com os grandes nomes formados na instituição e relata que isso ocorre em todos os cursos:

“É uma satisfação muito grande. Nós, como professores, o que mais sonhamos é ver os alunos que passam pelas nossas salas, nossas carteiras, conquistando seus sonhos, os lugares mais altos. Então quando vemos os egressos do curso em posições altas como essa, em todos os cursos, como em comunicação, que temos muitos exemplos, para nós é um orgulho muito grande, nada menos do que isso”, avaliou Ponsirenas.

Figura 2 Ricardo Ponsirenas é novo reitor do Centro Universitário FMU/Foto: Ana Paula Rodrigues

A comemoração proveniente da ALESP trouxe um importante significado para o Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas como destaca o professor Caio Sperandeo de Macedo ao ser questionado sobre o impacto desse reconhecimento:

“Isso para mim é muito interessante porque sou diretor da Escola de Direito, sou coordenador hoje, mas isso é um trabalho de revezamento. Outros passaram por aqui para que a gente pudesse chegar até aqui na ALESP para fazer essa comemoração e, por sorte, estou nesse momento como coordenador. Eu quero destacar que fui aluno da FMU por um curto período, logo quando vim do interior, cursei para ver se era o curso de Direito que eu queria fazer e depois segui minha vida em outras instituições na área educacional. Depois voltei para a FMU como profissional, mas eu me sinto em casa e para mim é extremamente gratificante estar aqui em um evento como este, uma solenidade.”

Figura 3 Coordenador da Escola de Direito do Centro Universitário FMU, Caio Sperandéo de Macedo/ Foto: Ana Paula Rodrigues

O coordenador finaliza declarando que para além da comemoração do evento, a faculdade está com a melhor expectativa possível diante da nova reitoria, com novas ideias, pontos de vista, com objetivo de expandir não só o curso de Direito, mas todos, incluindo a pós-graduação. E para deixar os estudantes curiosos, Caio Sperandéo declara que no primeiro semestre de 2024 haverá novidades na FMU.

https://youtu.be/Fg_D_4mfkB4

 

Reportagem: Ana Paula Rodrigues e

Maria Luisa Ricardo Cavalcante

Supervisão: Prof. Gean Gonçalves