Alunos da FMU são destaques nos EUA

Em 2024, a cidade de Minneapolis – EUA, será palco do prestigiado 34º Congresso da Production and Operations Management Society (POMS), considerado o maior evento mundial no campo da gestão da produção. Destaca-se que o docente do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário FMU, Prof. Dr. Murillo Caldeira dos Santos, terá a honra de apresentar presencialmente dois artigos elaborados por talentosos alunos durante esse renomado congresso.

O primeiro trabalho, intitulado “Quantitative ESG Rating Framework to Support Production Management and Strengthen Connections Among International Markets”, elaborado pelas alunas Juliana de Oliveira Santos e Juliana de Menezes Carneiro da Silva sob a orientação do Prof. Dr. Murillo Caldeira, propõe uma análise estatística comparativa das empresas do setor de transporte. O objetivo é classificar quantitativamente as melhores estratégias.

O segundo artigo, intitulado “Quantitative ESG Rating Framework to Support Investment Decisions in the International Transportation Sector”, é fruto da colaboração entre o Prof. Dr. Murillo Caldeira e os alunos Lucas Grippi Bariatto Fontes e Clara Geber Porto. Este trabalho visa avaliar as práticas adotadas por empresas de diversos setores que contribuem positivamente para o estreitamento das relações comerciais entre diferentes mercados globais.

Participar de um congresso de tamanha relevância como o POMS é uma oportunidade enriquecedora para os estudantes, proporcionando um diferencial significativo em seus currículos. Vale ressaltar que programas de mestrado e pós-graduação lato sensu frequentemente valorizam candidatos que participam ativamente de eventos acadêmicos dessa natureza. A conquista do acesso a este congresso, conhecido por sua seletividade, destaca o engajamento excepcional dos alunos da FMU nessa atividade acadêmica.

A POMS, como a maior associação de acadêmicos de gestão de operações do mundo, reúne anualmente especialistas de diversas universidades ao redor do globo. Em seus congressos, os participantes têm a oportunidade de compartilhar pesquisas em andamento sobre uma ampla gama de temas relacionados à gestão da produção, desde aspectos técnicos até estudos empíricos.

Este ano, o tema central do congresso foi o ESG – Environmental, Social and Governance, abordando práticas ambientais, sociais e de governança nas organizações. Esse enfoque é crucial nas grandes corporações, pois alinha-se ao conceito de triple bottom line, reforçando a importância de uma gestão empresarial voltada não apenas para os resultados financeiros, mas também para o impacto positivo da empresa no planeta.