Comece as revisões para as provas regimentais
/em News /por Aline GimenezAs provas de avaliação regimental serão realizadas entre os dias 30 de novembro e 06 de dezembro e para fazê-las com tranquilidade é importante já começar sua preparação agora. Confira algumas dicas:
- Reveja suas anotações e, se possível, faça um breve resumo das matérias para estudar;
- Refaça os exercícios da disciplina e tire suas dúvidas com os professores;
- Outra forma bacana de estudar é se reunir com seus colegas. Você pode utilizar as salas de estudos em grupo das unidades da Biblioteca.
Prepare-se e boas provas!
Fique atento ao prazo de entrega das Atividades Complementares!
/em News /por Aline GimenezO período de recebimento das atividades complementares referentes ao 2º semestre de 2017 está próximo da finalização e é importante que você entregue a documentação de comprovação até 1º de dezembro.
Não perca tempo e organize seus documentos e relatórios para a entrega que deverá ser feita na Central de Atendimento ao Aluno (CAA) do seu Campus.
Agende a sua Prova de 2ª Chamada da disciplina on-line até 02/12!
/em News /por Aline GimenezA partir do 2º semestre de 2017, as provas da disciplina on-line (20% EAD) do Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM deverão ser agendadas pelo Aluno On-line.
Essa novidade tem como objetivo facilitar a sua rotina e organizar melhor o processo de aplicação de prova. Nesta semana serão aplicadas as Avaliações Regimentais e também poderão ser agendadas as provas de 2ª Chamada.
Confira o calendário completo:
21/11 a 02/12 – Aplicação da Avaliação Regimental
21/11 a 02/12 – Agendamento da 2ª Chamada
04 a 09/12 – Aplicação da 2ª Chamada
Observação: O pagamento da 2ª Chamada será apenas para EAD 20% e deverá ser feito de 30/11 a 05/12. O agendamento independe do pagamento da 2ª Chamada, mas as notas só serão computadas mediante a confirmação do pagamento.
05 a 10/12 – Agendamento da Reavaliação
11 a 16/12 – Aplicação da Reavaliação
Para mais informações, consulte a Plataforma Blackboard. Fique ligado nas datas!
Já respondeu a Avaliação Institucional 2017/2? O prazo foi prorrogado até 22/12!
/em News /por Aline GimenezAinda dá tempo de participar da Avaliação Institucional promovida pela CPA – Comissão de Avaliação Própria do Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM. O prazo foi prorrogado até o dia 22 de dezembro e você poderá responder por meio de seu celular, tablet ou computador.
Essa avaliação é um ótimo momento para você expressar sua opinião sobre os serviços educacionais e a infraestrutura da Instituição e nos ajudar a melhorar nossos serviços educacionais e de infraestrutura, desfrutando, assim, de uma vida acadêmica plena.
Você pode contar com a facilidade de responder o questionário de seu celular, tablet ou computador, de preferência pelo navegador Chrome. Para isso, clique aqui e responda ao questionário, utilizando seu usuário e senha do Aluno On-line.
Caso tenha dificuldades com a senha de acesso, você poderá recuperá-la em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”. Nesse caso, você receberá um e-mail para cadastro de uma senha temporária, que servirá apenas para o acesso à avaliação desse semestre.
Sua opinião é muito importante para construirmos uma instituição cada vez melhor!
Conexão FMU I FIAM – Instituição promove ação de práticas de Saúde dentro do Campus
/em News /por Aline Gimenez
Para o diretor da Escola de Ciências da Saúde do FMU|FIAM-FAAM, Prof. Breno Schumaher Henrique, esse olhar de amor ao próximo, esse olhar ético e essa inserção ao mundo social faz parte do modelo de ensino Laureate. “O nosso modelo de ensino da saúde é um modelo diferenciado, que já insere o nosso aluno na prática desde o primeiro período. Esse é o diferencial da Instituição ao integrar uma rede internacional como a Laureate. Outro diferencial é a relação interprofissional, que é a realidade do mercado de trabalho. Colocamos o aluno em contato com outras profissões correspondentes à sua área de atuação. Aqui na FMU, já colocamos ele em contato com outras profissões. Na Escola de Ciências da Saúde, todas as 15 profissões estão sempre juntas. Você pode me questionar: O que a Musicoterapia tem a ver com Veterinária ou com Serviço Social? E eu te digo: Tem tudo a ver. Em um momento ou outro elas vão se conectar. E, aqui, eles trabalham todos juntos”, comenta.
Intitulada “FMU e o cuidado à saúde: promovendo qualidade de vida”, a ação abriu as portas da Instituição para a comunidade. Aproveitamos a ocasião para conversar com os alunos e entender a dimensão dessa ação e os ganhos que puderam ser observados durante essa importante iniciativa que promoveu também a multidisciplinaridade. Confira abaixo a opinião de nossos estudantes:
Wellinta Priscilla, aluna do 5º semestre de Fisioterapia – Uma ação como essa é muito importante porque vivenciamos outras experiências, outros tipos de pacientes, além de ter essa comunicação direta com a comunidade. Sem contar que, com isso, a gente aprende mais na prática. Consegue conciliar teoria e prática, além de ter a possibilidade de fazer essa interação multiprofissional com outras equipes, de outros cursos da área de Saúde.
Yasmim Elizabeth Tognin, aluna do 1º semestre de Fonoaudiologia – Para nós do primeiro semestre, essa ação é interessante porque, mesmo que não realizemos os atendimentos propriamente ditos, nós acompanhamos a triagem e, assim, conseguimos absorver como o trabalho é realizado. Outro ponto importante é que a prática da fonoaudiologia é muito importante para o nosso currículo profissional. Não sei dizer como acontece em outras faculdades, mas aqui na FMU nós temos muita prática. Isso é muito importante para o nosso currículo, principalmente quando nos formarmos e sairmos para o mercado de trabalho. Com essa prática, a gente aprende a ver o paciente como um todo, dando prioridade ao paciente e identificando questões adversas ao atendimento. A FMU oferece esse suporte para nós. A questão da interdisciplinaridade é muito importante, principalmente porque a gente vai lidar com isso mais para frente. Ao ver o paciente como um todo, a gente precisa de uma equipe multidisciplinar para que possa tratar as várias áreas. Por exemplo, o paciente vem aqui, passa com a gente, nós identificamos uma alteração que tem a ver com ortodontia e a gente já encaminha para o dentista. Em uma ação como essa, nós já podemos encaminhar no mesmo momento.
Isabela Oliveira, aluna do 6º semestre de Fonoaudiologia – Como já fazemos estágio desde o semestre passado, com triagem e terapia, essa ação é importante para trazer mais experiência, porque lidamos com um público diferente. São pessoas que chamamos na rua para participar da iniciativa. É bom para a gente, que lida com um público diferente, e para a faculdade que divulga o trabalho que tem aqui. Algumas vezes as pessoas não conhecem os serviços que tem aqui, a quantidade de cursos, o que a gente oferece. É importante também para o nosso currículo, pois é uma ação muito grande e que valoriza a faculdade e nós, como alunos!
Caroline Crispim, aluna do 6º semestre de Fonoaudiologia – Essa experiência de ir para a rua chamar as pessoas é um trabalho mais ativo, diferente dos atendimentos que realizamos a partir do 6º semestre nas clínicas de saúde da faculdade, onde recebemos as pessoas que vem buscar tratamento. Nessa ação, temos a oportunidade de explicar o que faz um fonoaudiólogo, além de esclarecer diversos pontos como voz, audição, deglutição. Assim abrimos nossos horizontes das pessoas que não tem conhecimento da área.
Ricardo Pereira da Silva, aluno do 8º semestre de Musicoterapia – Eu acredito que ações como está sejam muito importantes. A interdisciplinaridade é importante porque permite a interação com alunos de outros cursos. Eu acho importante para todo mundo isso, principalmente para a comunidade que pode desfrutar de todos esses benefícios gratuitamente. Em musicoterapia, quando a gente parte para prática, por mais lúdica que seja, é sempre bom ter esse contato com o público. Afinal, a gente nunca sabe o que vai encontrar como paciente. É uma experiência legal porque estamos abertos para receber e acolher as pessoas, além de poder praticar também o que a gente aprendeu e preparou. Um evento como esse só tem a somar sempre. Além do estágio que a gente já faz, isso aqui é um baita de um estágio, é um dia de estágio incrível.
Cristina Camargo, aluna do 9º semestre do curso de Psicologia – Quanto mais experiência clínica a gente tiver antes de se formar, melhor para a nossa formação. A clínica é muito diversa, cada paciente é um paciente diferente e você só aprende mesmo na prática. Você tem toda a teoria para se apoiar, mas você só aprende mesmo quando vê um ser humano na sua frente, com sua individualidade. Então, adquirir mais essa experiência é muito importante. É importante também dizer que neste ano, as clinicas estão mais integradas. A clínica aqui na FMU sempre existiu, é reconhecida como um campo de atendimento, mas agora ela está integrada às diversas áreas: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia. Todos atendendo em uma clínica única. Na Ação da Saúde, desenvolvemos um projeto conjunto entre a fonoaudiologia e a psicologia, focado em dificuldade de aprendizagem. As estagiárias das duas especialidades entram juntas na sala para atender o paciente, buscando ajudar e identificar os aspectos que possam ser relacionados a fala ou dicção ou mesmo de origem psicológica.
Amanda Regina dos Santos, aluno do 9º semestre do curso de Psicologia – A prática na Psicologia é fundamental. A Ação da Saúde e os estágios que a gente faz aqui na faculdade são muito importantes para conhecer a subjetividade do indivíduo, conhecer você também na interação com esse indivíduo. Trazer os recursos que você aprende na teoria para atender aquele caso específico. Então, a Ação da Saúde é muito importante. É realmente um privilégio poder participar e poder ter isso acontecendo na faculdade.