PORTAL DO ALUNO

No Portal do Aluno você fica por dentro de todas as informações importantes da sua vida acadêmica. Nele você encontra sua grade curricular, horários das aulas, faz e acompanha solicitações, acessa seu ambiente virtual de aprendizagem, verifica as últimas notícias, acompanha os processos e muito mais. Clique aqui para acessar seu AOL.

BLACKBOARD

A plataforma possui diversas ferramentas que tornarão seu aprendizado mais eficaz para ajudar você nessa trajetória de conquistas.

O ambiente virtual de aprendizagem tem uma metodologia exclusiva com materiais pedagógicos interativos e dinâmicos com o layout mais moderno e fácil acesso. Além disso, na plataforma você terá disponíveis cursos de nivelamento, treinamentos de capacitação, possibilidade de interação com universidades do mundo todo, além de atividades complementares, que farão toda a diferença no seu currículo.

FMU CARREIRAS

O Portal de Carreiras é uma plataforma digital que permite a oferta e utilização dos serviços pelos alunos, egressos e empresas parceiras, onde e quando quiserem, de maneira on-line.

A ferramenta de vagas e oportunidades funciona através de algoritmos que combinam o perfil das vagas, currículos e perfil dos candidatos aumentando as chances de match com os recrutadores. Ao se inscrever, ainda é possível serem encontrados pelos RHs, aderindo ao Banco de Talentos.

Acesse o seu FMU Carreiras pelo Portal do Aluno e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado de trabalho!

OFFICE 365

1º passo: Atualização de dados
Todos os dados cadastrais precisam estar corretos, principalmente o e-mail. Caso seja necessária alguma atualização o aluno deve entrar em contato com o Help Deskno telefone (11) 4380-1999 (selecione a opção 4 e depois a opção 6), ou comparecer a CAA.

Caso os dados estejam atualizados basta acessar fmu.la/office

2º passo: Inserção das informações
Após acessar o link, insira no campo ID do usuário o e-mail institucional, composto do número de R.A do aluno seguido de @fmu.edu.br para alunos na FMU ou fiamfaam.edu.br para alunos da FIAM FAAM. Ex: [email protected]

Depois é só inserir os caracteres da imagem ou as palavras do áudio e escolher o meio de contato que prefere para verificação de segurança (e-mail, SMS ou ligação).

3º passo: Confirmação
Insira o código de verificação e confirme a nova senha, esta senha deve conter pelo menos

-Um caractere alfabético maiúsculo
-Um caractere alfabético minúsculo
-Um número (ex: 0 –9)
-Um caractere especial (ex: [email protected]#)

Pronto!, a ativação foi realizada e a partir de agora o aluno passa a acessar o portal do aluno, WiFi e os computadores dos laboratórios da IES utilizando a mesma senha para todos.

ENTREGA DE DOCUMENTOS

Ao realizar a matricula é necessário que o aluno entregue alguns documentos, essa documentação pode ser entregue presencialmente as CAAsou através do e-mail [email protected]

Os documentos necessários para a matricula são:
RG; CPF; Comprovante de residência; Histórico e Certificado do ensino médio; Certidão de nascimento; Histórico da faculdade de origem (esta opção só é necessária caso o aluno tenha uma formação anterior, ou seja um aluno transferido de outra faculdade)

RETIRADA DE DOCUMENTOS

Para os documentos serem emitidos é necessário que passem pelo processo de solicitação, este processo é realizado primeiramente pelo portal pelo próprio aluno e a documentação fica disponível para retirada na CAA responsável pelo curso do aluno após o prazo indicado na solicitação. Lembrando que para a retirada será necessário a apresentação de um documento oficial com foto.

CARTEIRINHA DE ACESSO

Ao atender um aluno que não possui a carteirinha de acesso são necessárias algumas perguntas:

Este é o seu primeiro semestre na FMU?
Caso seja, o aluno deverá ser encaminhado para a CAC, que é o setor responsável por emitir a primeira via das carteirinhas de acesso.

Você já teve uma carteirinha?
Caso o aluno já tenha retirado uma carteirinha e esta tenha sido extraviada/furtada, o aluno deverá realizar a solicitação da 2ª via da carteirinha através do portal. Para os casos de extravio é cobrado uma taxa para a emissão de R$ 27,50, já em casos de furto esta taxa é isenta e para comprovar o furto o aluno deverá anexar a solicitação o boletim de ocorrências mencionando o furto da carteirinha.

As empresas de transporte mais utilizadas pelos alunos são a SPTrans e a EMTU.

PASSE ESCOLAR EMTU

Para a EMTU é necessário que o aluno realize a solicitação do envio dos dados através do portal do aluno, essa solicitação é feita através das opções BENEFICIOS E SERVIÇOS > PASSE ESCOLAR > BOM ESCOLAR –EMTU. Após a solicitação o prazo para o envio dos dados é de 5 a 10 dia uteis. Após o envio dos dados o aluno deverá continuar o processo diretamente no site da EMTU, emitindo o boleto e realizando o pagamento para emissão do cartão ou renovação do benefício.

PASSE ESCOLAR SPTRANS

​​​​​​​Para a SPTrans o envio de dados é realizado automaticamente após 7 dias uteis da data de matricula/rematrícula do aluno. Caso este prazo já tenha expirado e o cadastro do aluno não tenha sido encaminhado oriente o aluno a encaminha um e-mail para [email protected] ou comparecer presencialmente a CAA. Após o envio dos dados o aluno deverá continuar o processo no site da SPTrans, emitindo o boleto e realizando o pagamento para emissão do cartão ou renovação do benefício.
*A taxa deve ser paga uma vez por ano.
*A primeira via do bilhete único chega no campus onde está matriculado e tem o prazo de até 30 dias.
*O cartão ficará disponível na CAA até 60 dias e caso o aluno não busque, é devolvido para a SPTrans, sendo necessário que o aluno verifique como será retirado com a SPTrans.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação busca, por meio da autoavaliação institucional, oferecer ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo da Instituição, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da qualidade acadêmica.

Os instrumentos avaliativos são construídos de maneira que possam diagnosticar as potencialidades, para que essas sejam enaltecidas, bem como diagnosticar as fragilidades, para que sejam implementadas ações que visem fortificar os pontos fracos apontados.

Conheça mais sobre a CPA aqui.

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é um serviço de acolhimento, aconselhamento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para os estudantes universitários. Surgiu para atender necessidades que são específicas desse público, com um foco em promover o desenvolvimento de competências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes e para viver a experiência universitária de forma proveitosa, facilitando a transição da universidade ao mundo do trabalho.

O NAP possui três pilares de atuação: Eu Sou, Eu Respeito e Eu Aprendo.

Para agendar seu atendimento, acesse:

Fmu.la/napfmu 
Fmu.la/napfiam

CLÍNICAS INTEGRADAS DA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CIECS)

Com a intenção de estimular os alunos para o exercício da profissão e para a prática da solidariedade, a instituição realiza atendimentos à comunidade por meio das CIECS,  com uma taxa mínima para os serviços e procedimentos realizados.
• Fisioterapia
• Fonoaudiologia
• Musicoterapia
• Nutrição
• Odontologia
• Psicologia

HOVET

O Hospital Veterinário (Hovet) da FMU, anexo do Curso de Medicina Veterinária, realiza atividades de atendimento clínico e cirúrgico e projetos de extensão voltados à população carente, a exemplo da campanha de vacinação, campanha de prevenção à obesidade, campanha de prevenção ao câncer de mama.

O primeiro atendimento no Hovet é por ordem de chegada (exceto casos de emergência) ou pode ser previamente agendado por telefone, e os retornos são agendados presencialmente durante a consulta.

São oferecidos atendimentos de clínica médica em geral, clínica cirúrgica (cirurgias ortopédicas e de tecidos moles), e de especialistas em acupuntura, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, urologia/nefrologia, medicina felina, oncologia e odontologia, além de exames laboratoriais, cardiológicos (ecocardiograma e ECG) e de imagem (raios-X e ultrassom).

O valor da consulta é R$ 66,00 e os demais procedimentos necessários (exames, tratamentos, cirurgias) são cobrados à parte. O atendimento realizado por especialista possui valor diferenciado.

Formas de pagamento: cartão de crédito ou débito (não aceitamos dinheiro). Parcelamento em até 10 x de acordo com o valor total.

Campus Ponte Estaiada
Endereço: Rua Ministro Nelson Hungria, 541- Vila Tramontano

Telefone: (11) 3346-6229
Horário de funcionamento especial em razão da pandemia: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30

NÚCLEOS

Nema

Núcleo de Estudos do Meio Ambiente: discute as questões do meio ambiente, acelerando a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, incentivo à cultura de reutilização e do consumo sustentável.


Nuge

Núcleo de Gênero e Sexualidade: mantêm uma discussão permanente no ambiente acadêmico sobre sexualidade, preconceito e violência de gênero ou estimulada pela orientação sexual, desigualdades entre homens e mulheres, entre outras questões que envolvam o feminino e a comunidade LGBT.


Nera

Núcleo de Estudos Étnico-Raciais: desenvolve ações orientadas para pesquisas, projetos de extensão e mobilização em rol da igualdade racial, de dentro (academia) para fora (sociedade).

e72a55ea4037c2ba24be96c7a3e777fc.............................