PORTAL DO ALUNO

No Portal do Aluno você fica por dentro de todas as informações importantes da sua vida acadêmica. Nele você encontra sua grade curricular, horários das aulas, faz e acompanha solicitações, acessa seu ambiente virtual de aprendizagem, verifica as últimas notícias, acompanha os processos e muito mais. Clique aqui para acessar seu AOL.

AMBIENTE ACADÊMICO

O Ambiente Acadêmico é o seu ambiente virtual de aprendizagem, uma plataforma de ensino que possibilita integração entre alunos, tutores e seus respectivos cursos. Através dele, o aluno poderá participar das aulas, acessar conteúdos e compartilhar conhecimento. Para isso, vamos te ensinar a fazer o seu primeiro acesso. Basta seguir o passo a passo logo abaixo. É simples e rápido. Nos primeiros acessos, a própria plataforma mostra um tutorial de navegação no qual os alunos podem aproveitar para se familiarizar com a nova plataforma.

Passo a passo do acesso

 – Acesse o Ambiente Acadêmico em clicando aqui e selecione “Login Microsoft”.

 – Em seguida, insira o seu E-MAIL INSTITUCIONAL

Como ficara seu usuário:

Alunos Calouros Presencial
Se for seu primeiro acesso seu usuário é composto por:
E-mail institucional: Número do seu RA @fmu.edu.br
Exemplo: seu RA 1010, seu e-mail institucional ficaria 1010@fmu.edu.br.
Senha: “Número do RA +@+ 6 primeiros dígitos do CPF.
Exemplo: 1010@230890.

Alunos Veteranos Presencial 
Se você é nosso aluno Veterano seu acesso é composto por:
E-mail institucional: Número do seu RA @fmu.edu.br
Exemplo: seu RA 1010, seu e-mail institucional ficaria 1010@fmu.edu.br.
Senha: a mesma que você já acessava o AOL.

Alunos Calouros e Veteranos Online
Se for seu primeiro acesso seu usuário é composto por:
E-mail institucional: Número do seu RA @fmu.edu.br
Exemplo: seu RA 1010, seu e-mail institucional ficaria 1010@fmu.edu.br.
Senha: LETRAS RA+ número do RA
Exemplo: RA1010

 – Insira o seu e-mail institucional e confirme realizando o reCAPTCHA.

 – Você receberá um código no seu E-MAIL PESSOAL para criar uma senha.

 – Insira o código recebido e crie uma nova senha.

CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO

O setor Carreiras e Internacionalização é um agente ativo no desenvolvimento da carreira dos estudantes e egressos, cujo propósito é torná-los cada vez mais qualificados e competitivos para o mercado de trabalho. Isso se dá por meio do desenvolvimento de cada discente, no que tange às competências específicas da sua área de atuação e objetivo pessoal, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória profissional.

Acesse aqui  e fique por dentro de tudo o que acontece no mercado de trabalho!

OFFICE 365

O pacote office está disponível para os alunos que estão devidamente matriculados e aqueles que perderam o acesso e que estão com a matrícula trancada, cancelada ou já estão formados.

Todos os dados cadastrais precisam estar corretos, principalmente o e-mail.

Ainda não ativou o seu? Clique aqui e confira como fazer.

ENTREGA DE DOCUMENTOS

Ao realizar a matrícula é necessário que o aluno entregue alguns documentos, essa documentação pode ser entregue presencialmente as CAAs ou através do e-mail documentos@fmu.br

Os documentos necessários para a matricula são:
RG; CPF; Comprovante de residência; Histórico e Certificado do ensino médio; Certidão de nascimento; Histórico da faculdade de origem (esta opção só é necessária caso o aluno tenha uma formação anterior, ou seja um aluno transferido de outra faculdade)

RETIRADA DE DOCUMENTOS

Para os documentos serem emitidos é necessário que passem pelo processo de solicitação, este processo é realizado primeiramente pelo portal pelo próprio aluno e a documentação fica disponível para retirada na CAA responsável pelo curso do aluno após o prazo indicado na solicitação. Lembrando que para a retirada será necessário a apresentação de um documento oficial com foto.

CARTEIRINHA DE ACESSO

Ao atender um aluno que não possui a carteirinha de acesso são necessárias algumas perguntas:

Este é o seu primeiro semestre na FMU?
Caso seja, o aluno deverá ser encaminhado para a CAC, que é o setor responsável por emitir a primeira via das carteirinhas de acesso.

Você já teve uma carteirinha?
Caso o aluno já tenha retirado uma carteirinha e esta tenha sido extraviada/furtada, o aluno deverá realizar a solicitação da 2ª via da carteirinha através do Portal do Aluno. Quando a solicitação é por furto/roubo e dados incorretos não há cobrança de taxa, fora isso o aluno deverá pagar o valor de R$ 30,45.

PASSE ESCOLAR EMTU

Para obter o benefício da EMTU o estudante deve:

  • Estar devidamente matriculado no semestre vigente;
  • Estar com os dados cadastrais atualizados junto à instituição de ensino;
  • Fazer a solicitação através do Aluno Online e aguardar até 10 dias úteis.

Observação: Alunos FIES e Prouni, precisam informar o número do contrato do benefício.

Alunos que desejam alegar/solicitar categoria de BAIXA RENDA ou MEIA TARIFA devem informar no momento da solicitação.

PASSE ESCOLAR SPTRANS

Para bilhete único SPTrans, após efetivar sua matrícula, seus dados serão enviados para SPTrans em 10 dias úteis onde você poderá consultar através do site abaixo:

https://www.sptrans.com.br/estudante

Quando o bilhete chegar à instituição de ensino, você será comunicado e receberá instruções para retirada.

Alunos matriculados a partir do dia 25 de janeiro receberão o bilhete único em sua residência. Apenas será retirado na instituição bilhetes de alunos matriculados até 24 de Janeiro.
Para envio do vínculo a SPTrans, é imprescindível que o aluno tenha cadastro na SPTrans, clique aqui para realizar o cadastro.

CPA

A Comissão Própria de Avaliação busca, por meio da autoavaliação institucional, oferecer ferramentas para o planejamento pedagógico e administrativo da Instituição, com o objetivo de contribuir para o aprimoramento da qualidade acadêmica.

Os instrumentos avaliativos são construídos de maneira que possam diagnosticar as potencialidades, para que essas sejam enaltecidas, bem como diagnosticar as fragilidades, para que sejam implementadas ações que visem fortificar os pontos fracos apontados.

Conheça mais sobre a CPA aqui.

NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) é um serviço de acolhimento, aconselhamento e desenvolvimento de habilidades socioemocionais para os estudantes universitários. Surgiu para atender necessidades que são específicas desse público, com um foco em promover o desenvolvimento de competências para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes e para viver a experiência universitária de forma proveitosa, facilitando a transição da universidade ao mundo do trabalho.

O NAP possui três pilares de atuação: Eu Sou, Eu Respeito e Eu Aprendo.

Para saber mais sobre o NAP acesse:

FMU: https://portal.fmu.br/nap/

FIAM: https://portal.fiamfaam.br/nap/

CLÍNICAS INTEGRADAS DA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE (CIECS)

Com a intenção de estimular os alunos para o exercício da profissão e para a prática da solidariedade, a instituição realiza atendimentos à comunidade por meio das CIECS,  com uma taxa mínima para os serviços e procedimentos realizados.
• Fisioterapia
• Fonoaudiologia
• Musicoterapia
• Nutrição
• Odontologia
• Psicologia

HOVET

O Hospital Veterinário (Hovet) da FMU, anexo do Curso de Medicina Veterinária, realiza atividades de atendimento clínico e cirúrgico e projetos de extensão voltados à população carente, a exemplo da campanha de vacinação, campanha de prevenção à obesidade, campanha de prevenção ao câncer de mama.

O primeiro atendimento no Hovet é por ordem de chegada (exceto casos de emergência) ou pode ser previamente agendado por telefone, e os retornos são agendados presencialmente durante a consulta.

São oferecidos atendimentos de clínica médica em geral, clínica cirúrgica (cirurgias ortopédicas e de tecidos moles), e de especialistas em acupuntura, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, urologia/nefrologia, medicina felina, oncologia e odontologia, além de exames laboratoriais, cardiológicos (ecocardiograma e ECG) e de imagem (raios-X e ultrassom).

Campus Ponte Estaiada
Endereço: Rua Ministro Nelson Hungria, 541- Vila Tramontano

Telefone: (11) 3346-6229
Horário de funcionamento especial em razão da pandemia: De segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h

NÚCLEOS

Nema

Núcleo de Estudos do Meio Ambiente: discute as questões do meio ambiente, acelerando a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais, incentivo à cultura de reutilização e do consumo sustentável.


Nuge

Núcleo de Gênero e Sexualidade: mantêm uma discussão permanente no ambiente acadêmico sobre sexualidade, preconceito e violência de gênero ou estimulada pela orientação sexual, desigualdades entre homens e mulheres, entre outras questões que envolvam o feminino e a comunidade LGBT.


Nera

Núcleo de Estudos Étnico-Raciais: desenvolve ações orientadas para pesquisas, projetos de extensão e mobilização em rol da igualdade racial, de dentro (academia) para fora (sociedade).

d28316b3f51e85029b89ad589d31d166HHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH