FAQ

Faq

Escolha uma categoria abaixo para ver as perguntas e respostas

Carreiras e Internacionalização

O QUE É O CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO?

O setor Carreiras e Internacionalização é um agente ativo no desenvolvimento da carreira dos estudantes e egressos, cujo propósito é torná-los cada vez mais qualificados e competitivos para o mercado de trabalho. Isso se dá por meio do desenvolvimento de cada discente, no que tange às competências específicas da sua área de atuação e objetivo pessoal, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória profissional.

ONDE O CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO ESTÁ E QUAL O HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO?

O Carreiras e Internacionalização está localizado na Avenida da Liberdade, 749, no hall de entrada da Casa Metropolitana do Direito. Nosso atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. Se preferir, você pode ser atendido virtualmente através do e-mail [email protected].

QUAIS SÃO OS SERVIÇOS OFERECIDOS PELO CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO?

  • Encontro com especialistas [palestras];
  • Podcast [parceria com a FMU TV];
  • Análise de currículo com foco em competências;
  • Orientação e oferta de vaga de estágio não obrigatório;
  • Ações com mobilidade e sem mobilidade | internacional.
  • Oficinas de capacitação.

COMO O CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO PODE ME AJUDAR A ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO?

O setor Carreiras e Internacionalização é um agente ativo no desenvolvimento da carreira dos estudantes e egressos, cujo propósito é torná-los cada vez mais qualificados e competitivos para o mercado de trabalho. Isso se dá por meio do desenvolvimento de cada discente, no que tange às competências específicas da sua área de atuação e objetivo pessoal, tornando-os protagonistas de sua própria trajetória profissional.

Dentre as nossas ações:
  • Encontro com especialistas [palestras];
  • Podcast [parceria com a FMU TV];
  • Análise de currículo com foco em competências;
  • Orientação e oferta de vaga de estágio não obrigatório;
  • Ações com mobilidade e sem mobilidade | internacional.
  • Oficinas de capacitação.

COMO POSSO PARTICIPAR DOS EVENTOS QUE O CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO OFERECE?

  • Abraçar todas as oportunidades que a FMU FIAM FAAM oferece.
  • Ficar atento no cronograma de eventos do Carreiras e Internacionalização.
  • Acompanhar o seu e-mail – encaminhamos a programação + o link da transmissão do YouTube.
  • Acessar o link do YouTube no dia e horário do encontro.
  • Prestigiar o evento, realizar perguntas, obter insights.
  • Preencher o link de presença (no Sympla) para obtenção de certificado de participação + registrar presença + 05 horas de atividades obrigatórias.
  • Aguardar o certificado no e-mail que cadastrou na plataforma Sympla. – em até 48 horas.
  • Alimentar o campo do seu currículo: cursos extracurriculares.

COMO FUNCIONA A REVISÃO DE CURRÍCULO DO CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO?

A revisão de currículo pode ser feita por e-mail. No contato online são esclarecidas todas as suas dúvidas de como montar e melhorar seu currículo.

SOMENTE ESTUDANTES DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU|FIAM-FAAM PODEM UTILIZAR OS SERVIÇOS PRESTADOS PELO CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO?

Não. Os eventos podem ser ofertados para os estudantes, egressos, sociedade, colaboradores e corpo docente.

O CENTRO UNIVERSITÁRIO FMU|FIAM-FAAM COSTUMA ACOMPANHAR OS SEUS EGRESSOS?

Sim. Compreendemos que a relação não finaliza após a obtenção do certificado. O acompanhamento estabelece a formação continuada, fortalecimento das relações, conhecimento da entrega da IES ao longo da formação, fomento da situação profissional e ciência do papel do estudante no mundo e mercado de trabalho. O Carreiras e Internacionalização colabora com esse processo por meio de pesquisa de empregabilidade, oferta de ações com foco em trabalhabilidade e análise de currículo com foco em competências.

NOSSA EQUIPE:

Bárbara Costa
Evelin Gomes
Mirian Gomes
Natalia Peres
Regina Pires

COORDENADORA DE CARREIRAS E INTERNACIONALIZAÇÃO:

Regina Célia Alves Vargas Pires

NOSSO CONTATO:

[email protected]

O que é e a importância do estágio na formação acadêmica e trajetória profissional

QUAL É A LEI DO ESTÁGIO?

Lei do Estágio

O QUE É O ESTÁGIO E COMO ELE FUNCIONA?

O estágio, segundo a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos.

O QUE É ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO?

Segundo a Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008, estágio obrigatório é aquele definido como tal no projeto do curso, cuja carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma.

Estágio não-obrigatório é aquele desenvolvido como atividade opcional, acrescida à carga horária regular e obrigatória.

QUEM PODE SER ESTAGIÁRIO E QUEM O CONTRATA?

Alunos vinculados às instituições de ensino superior, de educação profissional, de educação de jovens e adultos (EJA), de ensino médio, de educação especial e dos anos finais do ensino fundamental podem se candidatar a um estágio. Os contratantes são as empresas e os órgãos públicos.

Profissionais liberais de nível superior registrados em seus conselhos também podem oferecer estágios.

UM ESTUDANTE ESTRANGEIRO TEM DIREITO DE ESTAGIAR NO BRASIL?

Sim. Segundo a legislação vigente, os estudantes estrangeiros regularmente matriculados em cursos superiores no Brasil, autorizados ou reconhecidos, podem se candidatar ao estágio, desde que o prazo do visto temporário de estudante seja compatível com o período previsto para o desenvolvimento das atividades. (art. 4º da Lei nº 11.788/2008).

QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO EM RELAÇÃO AO ALUNO QUE ESTÁ SENDO CONTRATADO COMO ESTAGIÁRIO?

A instituição deve celebrar o Termo de Compromisso entre o aluno e a concedente, alinhando as condições do estágio à proposta pedagógica do curso. Deve haver também a avaliação das instalações das concedentes.

Para isso, é indicado um professor-orientador da área como responsável pelo acompanhamento e a avaliação do estagiário. Esse docente deve exigir do aluno a apresentação periódica do Relatório de Acompanhamento de Estágio.

QUAIS SÃO AS OBRIGAÇÕES DA EMPRESA QUE ESTÁ CONTRATANDO O ESTAGIÁRIO?

São obrigações da empresa contratante:

  • Celebração do Termo de Compromisso com a instituição de ensino e o aluno;
    • Disponibilização das instalações que proporcionem o aprendizado adequado;
    • Indicação de funcionário capacitado para orientar e supervisionar os estagiários;
    • Contratação do seguro contra acidentes pessoais;
    • Manutenção dos documentos que comprovam a relação do estágio;
    • Envio do relatório de atividades à instituição de ensino.

No caso de desligamento do estagiário, a empresa deve entregar termo de realização do estágio com indicação resumida das atividades desenvolvidas, período e avaliação de desempenho.

QUAL A JORNADA DIÁRIA DE UM ESTÁGIO?

A jornada do estagiário será definida em comum acordo entre a instituição de ensino, a instituição concedente e o aluno. Ela deverá ser compatível com as atividades escolares e respeitar o limite de 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais. E no caso de estudantes de educação especial, dos anos finais do ensino fundamental e na modalidade profissional de educação de jovens e adultos (EJA) são exigidas 20 (vinte) horas semanais.

QUANTO TEMPO EM MÉDIA DURA UM ESTÁGIO?

A duração máxima do estágio é de 2 (dois) anos na mesma concedente, exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência, para quem a nova lei não prevê prazo limite.

QUANTO É A REMUNERAÇÃO DE UM ESTÁGIO E QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de compensação e auxílio-transporte é facultativa. Para o estágio não obrigatório a concessão de bolsa ou outra forma de compensação e a concessão do auxílio-transporte fica a cargo da decisão do contratante. A partir de 12 (doze) meses estagiados, deve haver recesso de 30 (trinta) dias contínuos ou fracionados e proporcionais em contratos que tenham duração inferior a 12 (doze) meses.

QUAIS AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE FUNCIONÁRIO CONTRATADO, ESTAGIÁRIO E TRAINEE?

O funcionário contratado possui assinatura do empregador na carteira de trabalho e faz parte do quadro efetivo de funcionários registrados. Ele terá todos os direitos determinados pela Consolidação das Leis de Trabalho (CLT): Aviso prévio, 13º salário, férias, FGTS e seguro-desemprego.

O estágio é uma atividade que não cria vínculo empregatício e tem duração de até 2 (dois) anos. O estudante universitário pode trabalhar, no máximo, 6 (seis) horas por dia (30 horas semanais). O objetivo do estágio é colocar o jovem em contato com sua área de atuação, podendo, ao final, ser ou não contratado pela empresa.

Os trainees são, geralmente, estudantes do último semestre do ensino superior ou recém-formados (até dois anos após a conclusão do curso). O programa de trainee exige contratação pelo regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), garantindo ao profissional todos os direitos de um trabalhador comum.

ONDE ENCONTRO O TCE (TERMO DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO)?

Acesse o Aluno On-line, “Estágios > Modelos de Documentos de Estágio”. E na aba Estágios e Empregos no site do Carreiras e Internacionalização.

QUAIS AS VANTAGENS DE FAZER UM ESTÁGIO?

O estágio acrescenta experiência para a vida profissional e pessoal. Com ele, é possível construir uma rede de networking e permitir a aplicação na prática da teoria aprendida na instituição, permitindo a assimilação das disciplinas curriculares. O estágio minimiza ainda o impacto da passagem da vida estudantil para o mundo do trabalho.

Internacionalização

INTERNACIONALIZAÇÃO, O QUE FAZEMOS?

O setor Carreiras e Internacionalização, orienta as estratégias e os planos de ação, desenvolve e coordena programas e atividades nos seguintes âmbitos:

Programas com mobilidade:
•Cursos de curta duração.
•Palestras.
•Intercâmbio

Programas sem mobilidade:
•Aula Espelho.
•Palestra Internacional.
•Conteúdo internacional.
•Intercâmbio online.

QUAIS PARCERIAS ESTÃO ATIVAS?

Universidade Católica da América -Washington, DC
Universidade de Lódz Lódz, Polônia
Universidade do Porto Porto, Portugal

COMO A INTERNACIONALIZAÇÃO OFERECIDA PELO CARREIRAS PODE ME AJUDAR A ENTRAR NO MERCADO DE TRABALHO?

O Carreiras e Internacionalização do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM, traz benefícios de internacionalidade para você se diferenciar no mercado de trabalho global com a possibilidade de estudo em outro país, a participação em palestras internacionais, a realização de cursos de idiomas e a convivência com alunos de outras nacionalidades para explorar diversas culturas e aumentar seu conhecimento.

DESCONTOS, FINANCIAMENTOS & BENEFÍCIOS
Programas da FMU

93f6b96364cdaa989ed142397a59034bhhhhhh