Você sabia que o FMU|FIAM-FAAM é uma empresa B Corp?

Em 2015, o Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM concluiu uma rigorosa avaliação de certificação do B Lab® e recebeu o certificado B Corp™ no início de 2016. Mas o que isso significa? Que a Instituição, por meio de diversas iniciativas que desenvolve, cumpriu as rigorosas normas que medem o nível de impacto social, ambiental, além de critérios de transparência estabelecidas pela B Lab®.

 

A B Lab® é uma organização independente, sem fins lucrativos, que constitui um movimento global de pessoas que utilizam os negócios como uma força orientada para o bem, com o intuito de que suas ações possam contribuir para resolver os maiores desafios da sociedade, tornando-a mais justa e inclusiva. A certificação B reconhece algumas empresas que, além de resultados econômicos, geram impactos positivos à sociedade. É o caso do Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM.

 

A Instituição continua trabalhando constantemente na promoção de iniciativas que favorecem o envolvimento de sua comunidade acadêmica em ações que colaboram para a resolução de problemas socioambientais e que envolvem também a comunidade externa, além de todas as demais práticas de gestão implantadas que constituem condicionantes à certificação.

 

Algumas iniciativas se destacam nesse âmbito. Uma delas é a Ação de Saúde, que já está em sua 16ª edição. Durante um dia inteiro, o FMU|FIAM-FAAM abre as portas do Campus Santo Amaro para que a comunidade tenha acesso gratuito a uma série de atendimentos voltados para a saúde humana e animal. Outra importante iniciativa é o projeto Jantando na Rua, organizado voluntariamente por professores e alunos do curso de Gastronomia. A ação consiste na preparação e no acondicionamento de receitas para distribuição de refeições para a população em situação de rua da região central da cidade de São Paulo. Este ano, os voluntários entregaram quatrocentos pratos de baião de dois à população carente.

 

A comunidade também conta com o apoio do Juizado Especial Cível e do Núcleo de Práticas Jurídicas da FMU para a solução, de forma mais rápida e econômica, de questões simples e comuns do dia a dia, como causas cíveis menos complexas cujo valor não ultrapasse 40 salários-mínimos. Ao longo do ano letivo, diversas iniciativas são desenvolvidas pelos próprios cursos, a partir do envolvimento dos alunos na elaboração de projetos e campanhas que contribuam para uma melhora da sociedade.

 

Mas não é somente isso. Outras ações institucionais são realizadas constantemente no âmbito da sustentabilidade ambiental, como a implantação da coleta seletiva de lixo e a expansão da utilização de lâmpadas LED nos ambientes acadêmicos e administrativos, reduzindo assim os impactos gerados para o meio ambiente. Afinal, o objetivo da Instituição não é somente formar bons profissionais, mas também cidadãos que façam a diferença no mundo.

 

Certificação B Corp

A certificação B Corp™ está disponível para qualquer entidade com fins lucrativos no mundo, sendo que empresas sem fins lucrativos e agências do governo não são elegíveis para essa certificação.

 

Para receber essa certificação, as empresas precisam passar pelo processo a cada dois anos e, atualmente, a Laureate International Universities e Laureate Education, da qual o Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM é membro, é a maior empresa no mundo a tornar-se uma B Corp™. Saiba mais sobre o B Corp™ em http://www.laureate.net/AboutLaureate/B-Corp.