SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – MODA FIAM FAAM

Data: 23/11 a 25/11
Coordenação: @Virginia P. Bertomeu
Curso: MODA_ FIAM-FAAM

 

Primeiro dia: 23/11 (terça), 17h às 18h30:

Roda de conversa: “Moda e empreendedorismo para novos estilistas e criativos”, Taya Nicacio, mediação: profa. Bethania Zago (participação das designers e pesquisadora Cynthia Mariah e Milena Nascimento)

O debate inclui as contribuições das designers para a construção de uma moda plural e um “novo” modelo de fazer moda, bem como direcionamentos para novos produtores e estilistas.

Taya Nicaccio @tayanicaccio :Trilhando por novos caminhos que contemplem a sua ancestralidade e uma moda mais justa, Taya é graduanda de Moda no Centro Universitário FMU-FIAMFAAM e técnica em Modelagem do Vestuário, pela Etec Tiquatira.

A jovem atua na editoria de Moda e Beleza da Revista Capricho, escreve sobre moda, ancestralidade e negritude em outros veículos, e no Instituto Fashion Revolution compõe o time de Comunicação, como Community Manager, bem como integra o Comitê Racial do movimento.

Milena Nascimento @mile.nx :23 anos, nascida e criada no extremo sul de São Paulo, Grajaú. Costureira por legado ancestral, poetisa e designer. Fundadora e diretora criativa da marca de moda marginal e laboratório criativo MILE LAB, onde se luta cotidianamente pelo reconhecimento do corpo periférico, da sua estética, história e principalmente sobre o pertencimento desse corpo no mundo.

Cynthia Mariah @cynthiamariah @nucleodepesquisasmaa : Estilista, artista multimaker, pesquisadora, facilitadora de saberes da moda e idealizadora do Ateliê Cynthia Mariah, coordenadora de estudos e pesquisas da ANAMAB (Associação Nacional de Moda Afro-brasileira), uma das fundadoras do Núcleo de Pesquisas em Modas Africanas e Afro-diaspóricas e fundadora do Coletivo Pretas Ilustram. Graduada em Design de Moda pela Faculdade de Tecnologia Carlos Drummond de Andrade. Direcionou-se para a pesquisa e criação de moda afro-brasileira, explorando o contexto histórico que carrega a cultura afro dentro do território brasileiro, além das várias Áfricas encontradas no Brasil.

Link de acesso:

https://ca.bbcollab.com/guest/1d247bbd6261473383d161329b8cfa65

 

Segundo dia: 24/11 (quarta), 17h às 18h30

“História dos tecidos africanos e seus impactos na moda“, Toalá Antoni, mediação: profas. Hanna Kramolisck e Clarice Oishi

Toalá Antonia Joaquim Marques – Formada em Design Gráfico pela FMU, com MBA em Gestão de Negócios pela Anhembi Morumbi, trabalhou como designer para empresas como Itaú, Bradesco, Avon, Natura em consultorias de treinamentos corporativos, filha de pai angolano e mãe brasileira, se considera Angozuca, pois tem dupla cidadania, Brasileira e Angolana, atualmente empresaria do primeiro e-commerce brasileiro focado em Tecidos e exclusividades Africanas chamada Casa das Kapulanas, já saiu na Revista Marie Clare, como case de sucesso das ferramentas do google, para alavancar pequenos negócios na pandemia.

Link de acesso:
https://ca.bbcollab.com/guest/1d247bbd6261473383d161329b8cfa65

 

Terceiro dia: 25/11 (quinta), 17h às 18h30

Roda de conversa: “Projeto Sankofa e o futuro das semanas de moda”, Rafael Silvério e Cintia Felix, mediação: prof. Sérgio Kamimura e Taya Nicacio

Rafael Silvério @silveriobrand @rafasilverio__ : Designer graduado em Desenho de Moda pela faculdade Santa Marcelina, pós-graduado em Negócios Internacionais e Comércio Exterior, guardião da startup de inovação social VAMO (Vetor Afro-Indígena na Moda), colunista de sustentabilidade no Instituto Fashion Revolution Brasil, coautor e gestor de marcas do Projeto Sankofa e criativo na marca que leva seu sobrenome, a Silvério. Cintia Felix @cintiafaustinofelix @azmarias : Carioca morando em São Paulo, 35 anos, canceriana, mãe da Maria Marisa. Começou na moda na infância, desenhava, cortava e costurava os vestidos de suas bonecas.

Técnica em Produção de Moda na FAETEC, graduada em Artes: Habilitação Figurino e Indumentária pelo Senai Cetiqt, Pós-graduada em Design de Moda pela mesma instituição e mestranda em Educação pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Figurinista de teatro, com passagem pela tv, assinou o figurino do curta “LockDown não tem vacina”, feito de maneira remota durante a pandemia do covid-19 em 2020 que estreou em 2021, tendo seu processo criativo da pós-graduação resultado no livro com o título “O processo criativo no desenvolvimento de coleção de moda” (e-book disponível no site: www.morebooks.de ISBN 978-620-2-04508-7). Idealizadora da marca de impacto socioambiental a “AZ Marias”, pela qual passou por incubadoras como Shell Iniciativa Jovem, Universidade da Correria, Sebrae, Salão InspiraMais, British Council e que em 2021 estreou no line up do maior evento de moda da América Latina, o SPFW.

Link de acesso:

https://ca.bbcollab.com/guest/1d247bbd6261473383d161329b8cfa65