Oficina de Escrita de Crítica Cinematográfica

Oficina de Escrita de Crítica Cinematográfica recebe diretor para

exibição de filme e entrevista coletiva

 

Na última terça-feira, 16 de abril, a Oficina de Escrita de Crítica Cinematográfica, oferecida pela FIAM-FAAM e FMU, recebeu o cineasta Lucas Abrahão para a exibição do seu curta-metragem “O estranho desaparecimento do camarada Kuliakov” e uma atividade de entrevista coletiva realizada pelos estudantes. O filme lançado em 2022, foi filmado na Estônia e exibido em diversos festivais como o Brussels Short Film Festival, de Bruxelas (Bélgica) e o Fantaspoa, festival internacional de cinema fantástico de Porto Alegre (RS, Brasil).

 

Após a exibição do filme, os estudantes puderam participar de uma coletiva com o diretor, perguntando sobre a produção do curta, decisões estéticas e a circulação da obra por festivais. Abrahão contou sobre os desafios de filmar os diálogos em outro idioma, o russo, e enfrentar o frio com temperaturas negativas da Estônia. Para a estudante do curso de Rádio e TV, Giuliana Peramezza, foi enriquecedor poder conversar com o cineasta sobre a obra exibida. “A experiência foi maravilhosa, por poder assistir uma produção feita fora do país, produção internacional, feita por produtores e escritores brasileiros. Ver como ele produziu tudo e depois tirar as dúvidas dessa produção”, relata Peramezza.

 

No filme, dois oficiais de baixo escalão da URSS são enviados para a Estônia ocupada em uma missão para rastrear um capitão que aparentemente enlouqueceu depois de descobrir um misterioso sinal de rádio vindo do nada.

 

A Oficina de Escrita de Crítica Cinematográfica é promovida pelas coordenações dos cursos de Artes Visuais, Produção Audiovisual e Rádio e TV da Profa. Isabella Goulart e de Jornalismo do Prof. Wiliam Pianco e lecionada pelos professores Jorge Gonçalves e Sancler Ebert e acontece quinzenalmente no campus Liberdade.