FMU | FIAM-FAAM participa de Encontro de Migração e Refúgio

No dia 19 de junho, a partir das 9h, o Páteo do Collegio será palco do I Encontro Internacional e II Encontro Estadual de Migração e Refúgio, e contará, em sua programação, com o apoio e participação da Escola de Comunicação, Educação, Artes, Design e Moda do Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM, sob supervisão do professor Vicente Darde, na exibição do filme “Em Refúgio – um documentário sobre possibilidades”.

 

Com duração de aproximadamente 20 minutos, o filme foi dirigido pelo professor Piero Sbragia e conta com 90% da equipe formada por alunos da Escola de Comunicação. O documentário acompanha a rotina de três personagens em refúgio no Brasil, na busca por um futuro melhor. Talal é engenheiro e fugiu da Guerra na Síria com sua família. Ele está estudando na Faculdade de Engenharia da FMU para conseguir a validação de seu diploma no Brasil. Carlos é jornalista e deixou a Venezuela depois de ser sequestrado e ameaçado de morte. No Brasil, trabalha como assistente de cozinha e ainda tem esperanças de trazer toda sua família para cá. Lara é de Moçambique e pretende se naturalizar brasileira. Ela quer casar e construir uma família aqui, longe dos problemas de sua terra natal.

 

Na conferência, o reitor da instituição, professor Manuel Nabais da Furriela, falará aos convidados sobre o Projeto de Parceria que será assinado entre o Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM e o ACNUR Brasil, que visa desenvolver ações de responsabilidade social em prol das pessoas em situação de refúgio que residem em São Paulo, por meio dos atendimentos à Comunidade já realizados por diversos cursos e Escolas do Complexo Educacional FMU/FIAMFAAM. Haverá prestação de serviços comunitários e atendimentos diretamente aos refugiados, através das escolas de Saúde, Educação e Direito, a partir de agosto de 2018.

 

O evento celebrará o dia mundial dos Refugiados com questões relacionadas ao tema “Migração e Refúgio”, e debaterá o relatório mundial do ACNUR “Tendências Globais 2017”, e do Atlas Temático “Migração Refugiada”, da Unicamp. Para participar, é preciso efetuar inscrição prévia pelo link goo.gl/URS2qn. Não perca essa oportunidade, as vagas são limitadas!