Estudantes de Psicologia participaram de Classe Espelho com o México

Os estudantes do curso de Psicologia da FMU participaram, ao longo deste semestre, de atividade internacional chamada Classe Espelho, por meio de parceria com a Universidad del Valle de México (UVM). A Classe Espelho é um projeto de internacionalidade que conecta alunos e professores de diferentes países e de mesma disciplina para realizarem aulas online e desenvolverem trabalhos conjuntos.

Neste caso, os alunos da disciplina de Intervenções em Contextos Escolares e Educacionais, desenvolveram ao longo deste semestre o trabalho sobre Transtorno do Espectro Autista, construído através de grupos binacionais de alunos. Os alunos da FMU contaram com a supervisão da professora Melina Vaz, da FMU, e da professora Zita Contreras, da UVM.

No dia 22 de abril, após a entrega dos trabalhos finais pelos grupos binacionais, os alunos que desenvolveram o melhor trabalho fizeram a apresentação final, através de vídeo chamada.

Confira o depoimento das professoras que participaram do projeto:

Melina Vaz, FMU: É sempre um prazer e um desafio trabalhar em um contexto multicultural. Acredito que a contribuição dos meus alunos foi essencial para o desenvolvimento do trabalho, e que eles também se beneficiaram muito da experiência, a despeito qualquer eventual dificuldade.

Zita Contreras, da UVM: Considero que foi um projeto muito enriquecedor para os estudantes e para as professoras. Nos ajudou muito para projetarmos o futuro. Nos demos conta da importância da colaboração e comunicação internacional. Ademais, foi um projeto muito útil como recurso prático para as aulas.

Considero también que este proyecto cuenta con todo el potencial para convertirse en una publicación para un artículo de revista científica en psicología. Muy bonita experiencia que me gustaría mucho repetir.

A Classe Espelho é fruto de um trabalho da área de Carreiras com a área acadêmica da FMU e da UVM.