Controle o impulso de comprar – Curso “Planeje sua Liberdade”

Uma das formas de começar a economizar é conseguir frear a vontade de adquirir novos itens sem planejar primeiro. Confira algumas dicas de como tornar esse controle um hábito:

  • Para iniciar a mudança, é preciso ter um motivo inicial para ajudar no cumprimento da meta. Reflita e encontre aquilo que lhe incomoda no consumo excessivo. Pode ser o guarda-roupa lotado de roupas que você nem usa ou a viagem que nunca consegue fazer pois está sempre sem dinheiro.
  • Inicie não comprando nada por um dia. Se você estabelecer um prazo muito longo, como um mês sem comprar, acaba cedendo por ser mais difícil de administrar longos períodos.
  • Se você estiver muito cansado ou estressado, evite fazer compras, pois pode acabar comprando por impulso ou ainda como uma forma de compensação.
  • Ao navegar por lojas virtuais, tente abandonar o carrinho cheio. Quando você voltar ao site, pode perceber que não precisa dos itens que havia incluído de imediato. É possível ainda colar uma etiqueta no cartão de crédito com dizeres questionadores como “preciso disso agora?”. Assim, ao pegá-lo, você poderá repensar a compra.

 

Conheça mais sobre esse e outros temas no curso gratuito Planeje sua Liberdade, oferecido pela FMU e pela Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais.

 

Com ele, você poderá aprender como construir o seu futuro com autonomia, segurança e liberdade financeira. E, ao final do curso, você pode garantir certificado e 40 horas de atividades complementares.
Clique aqui e inscreva-se.