Conheça o Centro Tecnológico da FMU

Os alunos da Escola de Engenharia e Tecnologia da FMU, além do sólido conteúdo aprendido em sala de aula, contam com um avançado Centro Tecnológico no Campus Liberdade-Brigadeiro, que atualmente engloba 44 espaços acadêmicos.

Além dos diversos laboratórios de informática equipados com computadores e softwares de última geração, os professores e estudantes têm acesso aos laboratórios técnicos de cada curso com equipamentos que enriquecem a aprendizagem e trazem o cotidiano da indústria e do mercado para a vivência universitária. “O Centro Tecnológico conta com laboratórios de física, química, eletricidade e meio ambiente. Eles possibilitam aos alunos conhecer os conceitos básicos dos elementos que compõem a Engenharia”, destaca a Profa. Suely Gama, coordenadora de cursos da área.

Além dos laboratórios básicos, a Instituição possui ainda espaços voltados para processos industriais e manufatura avançada. Há máquinas de porte industrial, como tornos e fresadoras. “Neles, os estudantes desenvolvem os protótipos em metal e utilizam em aplicações reais. Trazendo os conceitos da indústria 4.0 e da era digital, os alunos criam os projetos utilizando softwares avançados de design nos laboratórios de CAD e prototipagem, realizam impressões em 3D e testam a resistência e durabilidade nos laboratórios de ensaios de materiais e construção”, elenca Suely que lembra ainda que serão esses os equipamentos que os futuros profissionais encontrarão no mercado de trabalho.

Nos laboratórios de eletrônica, automação e simulação os alunos desenvolvem circuitos, programam robôs e automatizam diversos processos. “Eles competem entre si para testar suas criações em eventos que ocorrem semestralmente”, destaca a professora.

De acordo com a docente, a experiência adquirida nesses ambientes é um grande diferencial para o currículo dos estudantes. “Toda a vivência no Complexo Tecnológico da FMU está ligada a situações reais e desafios que os alunos terão em suas futuras carreiras”, finaliza.