O podcast no jornalismo é tema do “Visões do Jornalismo”
A nova edição do programa de entrevistas “Visões do Jornalismo”, do Mestrado Profissional em Jornalismo do Fiam-Faam – Centro Universitário, recebeu Rodrigo Vizeu, jornalista e editor-adjunto de Poder, da Folha de S.Paulo, e Eduardo Vicente, professor associado na Escola de Comunicações e Artes de São Paulo. Os convidados debateram sobre o uso do podcast no jornalismo, um novo canal de informação que tem crescido muito, sobretudo devido ao avanço dos smartphones. O bate-papo foi apresentado pela professora Juliana Doretto.
Eduardo Vicente iniciou o programa falando sobre surgimento do podcast, no início do século XX, cenário em que as pessoas ainda não possuíam acesso à internet móvel. Com o avanço e popularização dessa rede por conta dos smartphones, se notou a mudança no consumo dessa mídia, já que ficou mais fácil acesso ao formato (sem a necessidade de baixar programas para ouvi-lo).
Apesar da popularização do podcast, Vicente conta que a academia brasileira, nos cursos de jornalismo e audiovisual, ainda está aquém do que se vê em outros países. “Na área de ensino universitário eu acho que o podcast ainda é um grande ausente. Eu tento suprir essa ausência, pesquiso muito sobre o assunto, principalmente sua produção na Europa e Estados Unidos, onde hoje ele é muito importante, mas no Brasil ainda falta muito. Se você é professor universitário e não ensina podcast, quem vai ensinar?”
Rodrigo Vizeu, jornalista da Folha de S.Paulo, comentou sobre o processo de criação da recente série de podcast que produziu para o jornal, chamada de “O Presidente da Semana”. Os programas, que foram ao ar uma vez por semana até o final do segundo turno das eleições de 2018, contaram a história dos presidentes do Brasil de todo o período democrático, encerrando com o último presidente eleito.
“O modelo em que me inspirei foi a série do Washington Post, feita na eleição do Trump, chamada “O Presidente”. Esse modelo funcionou muito bem, pois me deu tempo para conciliar com outras coisas do jornal e fez com o que o pessoal interagisse bastante. A reação é bem interessante, gera polêmicas que você não imaginaria; as pessoas vão dando sugestões do que os episódios poderiam conter, como uma fala histórica ou um jingle de campanha”, contou. A série teve mais de um milhão de downloads.
Os dois convidados também adentraram a fundo na discussão sobre os modelos de podcasts no Brasil e a aplicação dele no jornalismo brasileiro, assim como seus impactos e transformações. Confira o programa na íntegra: