OFFICE 365
1º passo: Atualização de dados
Todos os dados cadastrais precisam estar corretos, principalmente o e-mail. Caso seja necessária alguma atualização o aluno deve entrar em contato com o Help Deskno telefone (11) 4380-1999 (selecione a opção 4 e depois a opção 6), ou comparecer a CAA.
Caso os dados estejam atualizados basta acessar fmu.la/office
2º passo: Inserção das informações
Após acessar o link, insira no campo ID do usuário o e-mail institucional, composto do número de R.A do aluno seguido de @fmu.edu.br para alunos na FMU ou fiamfaam.edu.br para alunos da FIAM FAAM. Ex: [email protected]
Depois é só inserir os caracteres da imagem ou as palavras do áudio e escolher o meio de contato que prefere para verificação de segurança (e-mail, SMS ou ligação).
3º passo: Confirmação
Insira o código de verificação e confirme a nova senha, esta senha deve conter pelo menos
-Um caractere alfabético maiúsculo
-Um caractere alfabético minúsculo
-Um número (ex: 0 –9)
-Um caractere especial (ex: !@#)
Pronto!, a ativação foi realizada e a partir de agora o aluno passa a acessar o portal do aluno, WiFi e os computadores dos laboratórios da IES utilizando a mesma senha para todos.
ENTREGA DE DOCUMENTOS
Ao realizar a matricula é necessário que o aluno entregue alguns documentos, essa documentação pode ser entregue presencialmente as CAAsou através do e-mail [email protected]
Os documentos necessários para a matricula são:
RG; CPF; Comprovante de residência; Histórico e Certificado do ensino médio; Certidão de nascimento; Histórico da faculdade de origem (esta opção só é necessária caso o aluno tenha uma formação anterior, ou seja um aluno transferido de outra faculdade)
RETIRADA DE DOCUMENTOS
Para os documentos serem emitidos é necessário que passem pelo processo de solicitação, este processo é realizado primeiramente pelo portal pelo próprio aluno e a documentação fica disponível para retirada na CAA responsável pelo curso do aluno após o prazo indicado na solicitação. Lembrando que para a retirada será necessário a apresentação de um documento oficial com foto.
CARTEIRINHA DE ACESSO
Ao atender um aluno que não possui a carteirinha de acesso são necessárias algumas perguntas:
Este é o seu primeiro semestre na FMU?
Caso seja, o aluno deverá ser encaminhado para a CAC, que é o setor responsável por emitir a primeira via das carteirinhas de acesso.
Você já teve uma carteirinha?
Caso o aluno já tenha retirado uma carteirinha e esta tenha sido extraviada/furtada, o aluno deverá realizar a solicitação da 2ª via da carteirinha através do portal. Para os casos de extravio é cobrado uma taxa para a emissão de R$ 27,50, já em casos de furto esta taxa é isenta e para comprovar o furto o aluno deverá anexar a solicitação o boletim de ocorrências mencionando o furto da carteirinha.
As empresas de transporte mais utilizadas pelos alunos são a SPTrans e a EMTU.
PASSE ESCOLAR EMTU
Para a EMTU é necessário que o aluno realize a solicitação do envio dos dados através do portal do aluno, essa solicitação é feita através das opções BENEFICIOS E SERVIÇOS > PASSE ESCOLAR > BOM ESCOLAR –EMTU. Após a solicitação o prazo para o envio dos dados é de 5 a 10 dia uteis. Após o envio dos dados o aluno deverá continuar o processo diretamente no site da EMTU, emitindo o boleto e realizando o pagamento para emissão do cartão ou renovação do benefício.
PASSE ESCOLAR SPTRANS
Para a SPTrans o envio de dados é realizado automaticamente após 7 dias uteis da data de matricula/rematrícula do aluno. Caso este prazo já tenha expirado e o cadastro do aluno não tenha sido encaminhado oriente o aluno a encaminha um e-mail para [email protected] ou comparecer presencialmente a CAA. Após o envio dos dados o aluno deverá continuar o processo no site da SPTrans, emitindo o boleto e realizando o pagamento para emissão do cartão ou renovação do benefício.
*A taxa deve ser paga uma vez por ano.
*A primeira via do bilhete único chega no campus onde está matriculado e tem o prazo de até 30 dias.
*O cartão ficará disponível na CAA até 60 dias e caso o aluno não busque, é devolvido para a SPTrans, sendo necessário que o aluno verifique como será retirado com a SPTrans.