Você já ouviu falar em Pobreza Menstrual?
A pobreza menstrual refere-se à falta de acesso a produtos menstruais básicos, como absorventes, tampões ou copos menstruais, devido a restrições financeiras. Essa condição afeta principalmente as pessoas de baixa renda, que muitas vezes precisam escolher entre gastar dinheiro com absorventes ou com alimentos.
A pobreza menstrual pode ter consequências negativas na saúde e no bem-estar das pessoas que menstruam, incluindo infecções, desconforto físico e emocional, isolamento social e falta de acesso à educação e ao trabalho. No Brasil, 22% das brasileiras entre 15 e 25 anos não tem acesso a itens básicos de higiene menstrual.
Para ajudar a amenizar este problema, o Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM, arrecadará até o dia 31 de maio, absorventes e itens de higiene para doação ao Projeto sobre nós de combate a pobreza menstrual que apoia duas comunidades em situação de vulnerabilidade social na cidade de São Paulo (para saber mais sobre ao projeto, acesse o Instagram da ONG @sobrenos_brasil )
O que pode ser doado: absorventes (unidades ou pacotes), sabonetes, lenços umedecidos, papel higiênico. Qualquer item de higiene pessoal é bem-vindo! A caixa coletora está localizada na Praça de Alimentação do Complexo Taguá.