Você conhece o DLab!?

O laboratório de criatividade, inovação e design, ligado ao curso de Design de Interiores, é um espaço que busca diferentes olhares para atuar e contribuir com uma solução criativa e inovadora a diversos projetos. Qualquer aluno matriculado em cursos do Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM pode se inscrever no DLab!. São realizados encontros semanais durante o semestre letivo e, no primeiro encontro de cada edição, são lançados os projetos que serão desenvolvidos. Formam-se equipes multidisciplinares, integrando alunos de diferentes cursos, semestres e períodos. As atividades são totalmente gratuitas.

Ao todo, já foram desenvolvidos 39 projetos, discutindo temas como sustentabilidade, acessibilidade e design universal, descobrindo as mais diversas conexões entre arquitetura, moda, design de interiores, produto, gráfico, fotografia e muitas outras possibilidades. Todos os projetos foram trabalhados com reaproveitamento de materiais. A iniciativa oferece a possibilidade de desenvolver um olhar mais criativo e crítico, além de aprimorar as competências obtidas durante o curso. Os participantes podem ainda validar a atuação no DLab! como atividade complementar.

O projeto nasceu há dois anos e meio com o objetivo de trazer um laboratório com a combinação da cultura maker, do aprendizado baseado em projetos e do desafio do trabalho em equipe, competências essenciais para os desafios contemporâneos e para o mercado de trabalho. Mais de 150 alunos já passaram pelo laboratório, envolvendo seis cursos diferentes. Os participantes têm a oportunidade de trabalhar nos projetos em coautoria com professores, que trazem o olhar da experiência e muita bagagem da vivência acadêmica e profissional.

A cada temporada são trabalhados, em média, oito projetos. Desde sua criação, o DLab! já conseguiu destaque em publicações e premiações importantes, como a promovida pela revista VOGUE em parceria com os Irmãos Campana, com o projeto “Procura-se: em busca da nova criatividade brasileira”. No próximo semestre, serão discutidos projetos que trabalharão a relação entre vídeo e objeto, retrofit de mobiliário, produção digital com corte CNC em FabLabs, entre outros.