Vai começar a Semana Jurídica do curso de Direito da FMU

A partir de segunda-feira, dia 3 de maio, iniciará a Semana Jurídica do curso de Direito. O evento contará com palestras sobre diversos temas atuais relacionados ao setor, com profissionais renomados no mundo jurídico. Confira a programação:

 

03/05, às 19h
Palestra solidária: Lei Geral de Proteção de Dados
Com Renato Opice Blum, e apoio do Instituto Anglicano
Para acessar, clique aqui

04/05, às 9h
Palestra: Direito Internacional dos Refugiados
Com Manuel Nabais da Furriela
Para acessar, clique aqui 

05/05, às 14h
Apresentação de temas por alunos
Para acessar, clique aqui

06/05, às 9:00h
Palestra: Arbitragem e Judiciário
Com Carlos Alberto Salles
Para acessar, clique aqui

07/05, às 19:00h
Palestra: Racismo Estrutural
com Chiara Ramos
Par acessar, clique aqui

 

Sobre os palestrantes:

 

Renato Opice Blum

Mestre pela Florida Christian University; Chairman no Opice Blum, Bruno e Vainzof Advogados; Advogado; Economista; Patrono Regente do Curso de Pós-graduação em Direito Digital e Proteção de Dados da Escola Brasileira de Direito  EBRADI; Professor coordenador dos cursos Direito digital nas empresas: Estratégias e aplicações e Direito 4.0 da FAAP, do MBA em Direito Eletrônico da Escola Paulista de Direito (EPD) e dos cursos de Proteção de Dados e Direito Digital do INSPER; Diretor da Technology Law Association; Membro Convidado do Grupo de Cybercrimes do Conselho da Europa; Membro da Associação Européia de Privacidade (European Privacy Association-Think Tank); Membro do Conselho da EuroPrivacy (Senior Expert em Proteção de Dados); Juiz do Inclusive Innovation Challenge do MIT (Massachusetts Institute of Technology); Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Combate à Pirataria e Delitos Contra a Propriedade Intelectual; Presidente da Associação Brasileira de Proteção de Dados (ABPDados); Presidente da Comissão Permanente Jurídica do Esporte Clube Pinheiros; Conselheiro Vitalício do São Paulo Futebol Clube (SPFC); Árbitro da Câmara de Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, Câmara de Mediação e Arbitragem da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, Câmara Empresarial de Arbitragem da Federação do Comércio do Estado de São Paulo e do Centro de Mediação e Arbitragem da Câmara Portuguesa de Comércio; Palestrante Convidado para diversas Conferências Internacionais como: LegalTech; Technology Policy Institute; Council of Europe; SEDONA; American Bar Association; International Technology Law Association; High Technology Crime Investigation Association; International Association of Privacy Professionals; Georgetown Law CLE and Inter-American Bar Association; Reconhecido como Advogado do ano na categoria Technology Law in São Paulo? pela Best Lawyers em 2017, 2018 e 2019; Apontado como um dos principais advogados na área de Proteção de Dados no Brasil, pela Whos Who legal em 2018; Profissional reconhecido por mais de 08 anos consecutivos em publicações internacionais como Chambers & Partners e The Legal 500; Autor dos livros LGPD  Lei Geral de Proteção de Dados, Comentários ao GDPR Regulamento Geral de Proteção de Dados da União Européia, Direito Eletrônico  A Internet e os Tribunais, ?Manual de Direito Eletrônico e Internet, entre outros. @renatoopiceblum

Manuel Nabais da Furriela

Possui graduação em Direito – Faculdades Metropolitanas Unidas (1995) , LLM em Direito pela American University (2001), mestrado pela FMU (2013) e pela Universidade de São Paulo (2016). Fundador da Comissão da OAB/SP para o Refúgio, o Asilo e a Proteção Internacional, Reitor das Faculdades Metropolitanas Unidas e sócio do escritório Furriela Advogados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e Direito Internacional. Trabalhou no BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento em sua sede em Washington – DC. Representa o Brasil no projeto Tuning da União Européia na área de relações internacionais. Professor Convidado das Universidades de Angers – França, East London – Inglaterra e de Lodz – Polônia.

Carlos Alberto de Salles

Professor Associado do Departamento de Direito Processual da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – USP, desde maio de 2003. Possui graduação em Direito (1986), mestrado (1992), doutorado (1998) e livre docência (2011), tudo pela USP. Foi visiting scholar na University of Wisconsin – Madison, no ano letivo de 1996/1997 e nos meses de janeiro e fevereiro de 2008. É Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, pelo quinto constitucional do Ministério Público, exercendo suas funções na 3ª Câmara de Direito Privado desde abril de 2013. Foi Promotor e Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo, de 1988 a 2013. Seus projetos docentes de pesquisa atuais são: 1. Processo civil e igualdade: técnicas consensuais e adjudicatórias para construção da igualdade processual e social (linha de pesquisa: Meios e técnicas de solução adjudicada e não adjudicada de controvérsias. Efetividade da tutela jurisdicional); 2. Acesso à justiça e litigância repetitiva (linha de pesquisa: Estudo dos conflitos e das respectivas formas de prevenção e solução). Disponibiliza publicações no ResearchGate: https://www.researchgate.net/profile/Carlos_De_Salles e também no academia.edu. Como membro do Ministério Público atuou por muitos anos na área de interesses difusos e coletivos, em especial em ações relacionadas ao meio ambiente e à improbidade administrativa. Presentemente, como Desembargador, atua com direito privado, em especial, nas áreas responsabilidade civil extracontratual, direitos reais, compromissos de compra e venda, planos de saúde e direito de família.

Chiara Michelle Ramos Moura da Silva

Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (Clássica), em co-tutoria com a Universidade de Roma – La Sapienza. Graduada e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Procuradora Federal. Membra da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE. Professora do Centro Universitário Brasileiro – UNIBRA. Integra o Grupo de Pesquisa Moinho Jurídico/UFPE. Instrutora da ESA e da EAGU. Professora de Cursos Preparatórios (Gran Cursos e Curso Ênfase). Coach para Concursos Públicos e Exame da OAB. Ocupou o cargo de Diretora da Escola da Advocacia Geral da União. Foi Editora-chefe da Revista da AGU. Áreas de interesse: Direito Público, Disciplinas Humanísticas.