Programa “Visões do Jornalismo” debate o jornalismo esportivo no Brasil

A edição de agosto do programa de entrevistas “Visões do Jornalismo”, produzido pelo Mestrado Profissional em Jornalismo do Fiam-Faam Centro Universitário, debate o jornalismo esportivo no Brasil. O programa traz Adalberto Leister Filho, editor de Esportes do R7, e Luciano Maluly, professor da ECA-USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo) e autor do livro de “Jornalismo esportivo: princípios e técnicas”.

 

Durante a entrevista, os especialistas falaram sobre a cobertura jornalística realizada pela mídia durante a Copa do Mundo 2018 e a crescente influência das redes sociais no período. “A participação dos telespectadores foi bastante ativa neste ano. Trabalhamos com o jornalismo de entretenimento, utilizando memes e replicando notícias e curiosidades sobre a vida dos jogadores das seleções. Esse tipo de conteúdo ganhou bastante relevância entre o público e nos deu o retorno esperado em termos de audiência”, disse Adalberto Leister Filho, do portal R7.

 

Apesar das novidades em tecnologia, para Luciano Maluly, professor da ECA-USP, as reportagens não inovaram. Um destaque, contudo, foram as reportagens sobre a cultura dos países participantes do campeonato. “O resgate que a imprensa faz sobre o patriotismo nessa época é muito forte e pode contribuir com a autoestima das nações”, conta.

 

Segundo Leister Filho, as exigências impostas pela Fifa (Federação Internacional de Futebol) às emissoras não detentoras dos direitos de transmissão é um dos pontos que dificultam a cobertura jornalística de grandes eventos esportivos como a Copa. “As regras são muito limitadoras. Quando acaba o jogo, os gols só podem entrar no ar 24 horas após a partida. Não podemos dar replay ou utilizar imagens que não sejam cedidas pela emissora detentora dos direitos. Concordamos que essas redes devem ser respaldadas, mas a Fifa poderia ser mais justa em alguns aspectos”, acredita.

 

Com um mercado de trabalho bastante competitivo para o jornalista esportivo em rádio e televisão, Maluly salienta que há boas oportunidades em áreas como assessoria de imprensa e com modalidades esportivas diferentes do futebol. Para ele, o diferencial para ter sucesso na carreira é estudar. “O bom jornalista esportivo não faz apenas a cobertura dos jogos. Ele conhece a história dos esportes, do país onde acontecem as competições e dos atletas, e ainda domina os históricos dos clubes e das confederações”, afirma o professor da ECA-USP.

 

Confira o programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=yROHCYW6GNU

 

Sobre o programa “Visões do Jornalismo”

Lançado em junho de 2017, o programa é produzido mensalmente pelo Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário, e veiculado pelo canal do YouTube da Instituição. Recebe profissionais e acadêmicos para discutir questões importantes do jornalismo: sua história, seu papel social e os novos modelos de práticas jornalísticas, entre outros assuntos.

Sobre o Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM

O programa de Mestrado Profissional em Jornalismo do FIAM-FAAM – Centro Universitário desenvolve estudos e pesquisas na área de práticas jornalísticas a partir de duas linhas de pesquisa: “Linguagens Jornalísticas e Tecnologias” e “Jornalismo e Mercado de Trabalho”.

Diferencia-se dos demais mestrados acadêmicos na área de Comunicação por estreitar as interfaces entre a academia e o setor produtivo, considerando os múltiplos atores que compõem o mercado de trabalho, visando à geração de conhecimento teórico e empírico aplicado ao campo profissional e produzindo conhecimentos que atendam a demandas sociais e do mundo do trabalho, para o desenvolvimento socioeconômico e cultural do Brasil.

Mais informações: http://portal.fiamfaam.br/mestrado/cursos/mestrado-profissional-emjornalismo/