Palesta com a arqueóloga Camila Souza
No dia 19 de novembro, às 15h, acontecerá a palestra “Valongo: materializando a memória afro-brasileira”, com a arqueóloga Camila Souza. Nesta palestr,a será tratado a redescoberta da memória afro-brasileira por meio da arqueologia e das descobertas do Cais do valongo e do cemitério dos Pretos Novos no Rio de Janeiro.
O evento será mediado pelo professor William carvalho, e será transmitido pelo Blackboard. Alunos que participarem poderão obter 3 horas complementares obrigatórias.
Para assistir, basta clicar aqui no dia e horário combinados.
Sobre a palestrante:
Camila diogo de souza
Pós-Doutoranda Sênior do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF) (2019-) (bolsa Pesquisador Visitante FAPERJ). Professora Visitante Associada D1 do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) (2017-2019). Professora do curso de Pós-Graduação lato sensu Arqueologia, História e Sociedade da Universidade Santo Amaro (UNISA) (2014-). Pós-doutorado no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) (2014-2019) (bolsa FAPESP 2014-2017 com estágio no exterior – BEPE 2015-2016). Pós-doutorado em Proto-histoire égéenne na Maison René Ginouvès (Archéologie et Ethnologie) da Université de Paris X (Nanterre, França) (2011-2013) (bolsa PDE CNPq). Fundadora e segunda líder do Núcleo de Ensino e Pesquisa em Arqueologia e Antropologia Forense (NEPAAF) (2019-), sediado na EFLCH da UNIFESP. Coordenadora do laboratório de análises do Grupo de Trabalho Perus (GTP), sediado no CAAF da UNIFESP (2017). Pesquisadora da École Française dAthènes (EfA) encarregada do dossiê Tombes Géométriques dArgos II (2013-). Fundadora e segunda líder do Grupo de Pesquisas em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo (TAPHOS) (CNPq, 2013-), sediado no MAE/USP. Fundadora e Coordenadora/Pesquisadora Associada (2011-) do Laboratório de Estudos sobre a Cerâmica Antiga (LECA), sediado na Universidade Federal de Pelotas (UFPeL). Pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA/MAE/USP). Pesquisadora do laboratório UMR 7041 – ArScAn (Archéologies et Sciences de lAntiquité), équipe Archéologie du Monde Grec, Centre National de la Recherche Scientifique (Naterre/França) (2011-). Doutorado (2010 – bolsa FAPESP) e Mestrado (2005 – bolsa FAPESP) em Arqueologia Clássica pelo MAE-USP e graduação em Historia (2001) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, com Iniciação Científica – bolsa PIBIC-CNPq (1999-2001). Tem experiência de campo em sítios arqueológicos e de pesquisa em reservas técnicas e acervos arqueológicos de museus no Brasil e no exterior desde 1998. É membro do Comitê Científico do Archaeological Institute of America (AIA) e da Society for Classical Studies (SCS). Associada SAB desde 2001 e SBEC desde 2003. Experiência em Arqueologia Clássica, História Antiga, Ensino de História e Arqueologia, Arqueologia Funerária, Ceramologia, Bioarqueologia, Antropologia Biológica, Teoria e Método em Arqueologia, Arqueologia Forense, Arqueologia Pré-Histórica e Arqueologia Histórica.