O que considerar antes de adotar um pet – Curso “Planeje sua Liberdade”

Para companhia fiel, amiga e que esteja sempre lá quando precisar, muitos optam pelos bichos de estimação. Um cachorro para fazer festa quando você chegar, um gato para ronronar no colo, um peixinho para alegrar o ambiente. Mas quanto essa decisão custa no seu bolso? Confira algumas dicas para analisar esses gastos antes de ter um novo integrante na casa:

  • Pesquise sobre os custos básicos mensais e veja se está dentro do seu orçamento: Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), um cachorro de porte médio, isto é, entre 11 e 25kg, custa por mês R$ 278,21. Nesse valor estão considerados gastos com ração (cerca de 300 gramas por dia), banho e tosa (uma vez por mês), veterinário (três consultas por ano), antipulgas (uma vez por mês), vacinas (uma dose por ano) e vermífugos (duas vezes ao ano).
  • Assim como você, eles precisam de diversão e conforto: Por isso, existem os custos opcionais com brinquedos, cama, ossinhos e outros mimos. Também devem ser levados em conta os imprevistos com veterinário em caso de doença, a necessidade de um adestrador ou dogwalker, hospedagem em caso de viagens e até objetos que podem ser destruídos pelos filhotes.
  • Eles são para a vida toda e quando os animais envelhecem ficam mais frágeis, o que pode aumentar a despesa com remédios, rações específicas e idas mais frequentes ao veterinário. Uma solução para saber  quanto um bichinho comprometerá do orçamento  é dar um pulinho no pet shop e no veterinário e verificar o preço de tudo isso.

Conheça mais sobre esse e outros temas no curso gratuito Planeje sua Liberdade, oferecido pela FMU e pela Anbima, Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais.

Com ele, você poderá aprender como construir o seu futuro com autonomia, segurança e liberdade financeira. E, ao final do curso, você pode garantir certificado e 40 horas de atividades complementares. Clique aqui e inscreva-se.