NUGE publica artigo na revista acadêmica COR LGBTI+

Professores do NUGE investigam Epistemologias Trans na busca por Direitos e Políticas de Gênero, em Artigo publicado esta semana.  

 

A constante expansão do conhecimento humano nunca cessa de surpreender. Hoje, estamos destacando o notável trabalho do Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGE) da nossa Instituição. Em colaboração com pessoas pesquisadoras do Brasil e da França, os professores Allan Carlos Pscheidt, Luiz Roberto de Almeida e Manuel Fabricio Alves de Andrade (coordenador do NUGE) publicaram um artigo inovador sobre epistemologias trans na revista acadêmica COR LGBTI+, da UFPR. 

 

O artigo, intitulado “O Que as Epistemologias Trans nos Ensinam Sobre as Políticas de Gênero, Sexualidades e Direitos?”, promete provocar um diálogo frutífero sobre as complexas interações entre as identidades de gênero e as estruturas sociais, culturais e legais que as cercam. 

 

Nosso trio de acadêmicos, junto com colegas de pesquisa, estão abrindo novos caminhos, destacando o conhecimento produzido por pessoas trans sobre políticas de gênero, sexualidades e direitos trans na sociedade brasileira. Realizando entrevistas semiestruturadas com pessoas pesquisadoras, a produção textual resultante ilumina as dificuldades e desafios enfrentados pelas comunidades trans, tanto em esferas sociais e culturais, quanto jurídicas. 

 

Esse tipo de pesquisa é vital em nosso contínuo esforço para construir uma sociedade mais inclusiva e compreensiva. E a importância de tal estudo não pode ser subestimada, especialmente em um país como o Brasil, que luta para reconhecer e proteger os direitos da população trans. 

 

O artigo faz mais do que apenas destacar as questões enfrentadas pela comunidade trans; ele também fornece um importante arcabouço teórico para enriquecer debates sobre direitos humanos. O trabalho mostra como a circulação das epistemologias trans podem contribuir para a produção de conhecimento sobre gênero e sexualidades. 

 

A contribuição para o campo das epistemologias trans é tanto inspiradora quanto inovadora. Ao destacar a necessidade de considerar a perspectiva das pessoas trans na construção de políticas públicas, lança-se uma luz sobre uma área frequentemente negligenciada da pesquisa e da política. 

 

Damos nossos parabéns ao Prof. Luiz Roberto de Almeida, Prof. Allan Carlos Pscheidt, Prof. Manuel Fabricio Alves de Andrade e a todas as pessoas envolvidas neste artigo inovador. Seu trabalho contribui significativamente para os estudos de gênero e sexualidade, abrindo caminho para uma maior compreensão e aceitação das identidades trans na sociedade e representa nosso Centro Universitário FMU e FIAM FAAM. 

 

Participaram do artigo Elis Rosa dos Santos Simão da Universidade de Campinas, Luiz Fernando Prado Uchôa ativista e conselheiro estadual LGBT+, Jeane Motira egressa da FMU no curso de jornalismo, e o Prof. Daniel Manzoni de Almeida, da Universidade de Brest (França). 

 

Para acessar o artigo completo, clique aqui. (https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/605). 

 

—- 

O Núcleo de Estudos de Gênero e Sexualidade (NUGE), do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM, nascido em maio de 2016, veio para integrar e colaborar com uma luta presente na realidade do cenário atual. O grupo tem um objeto inclusivo, abordando assuntos sobre pautas feministas e diversidades de gênero, como sexualidade. Conheça o NUGE e siga a newsletter para saber mais sobre as rodas de conversa, eventos, lives, entre outros em https://nugefmu.substack.com/ e acompanhe nossa o perfil do núcleo na rede social Instagram https://www.instagram.com/nugefmu/