Nossa língua portuguesa e seu uso adequado
No ambiente acadêmico e também no corporativo, ter domínio da língua portuguesa e uma boa capacidade de comunicação são competências que valorizam a nossa imagem. Dar uma “escorregada” no português não pega bem a ninguém.
Por isso, é preciso se atentar ao uso correto da língua portuguesa, deixando de lado vícios de linguagem e gírias. Regras gramaticais da norma culta, como grafia, pontuação e concordância, devem ser sempre seguidas. Erros como a separação de sujeito e verbo com uma vírgula, por exemplo, demonstram desconhecimento do próprio idioma.
E para que isso não ocorra, é necessário sempre se atualizar em relação à língua que utiliza todos os dias, principalmente com as mudanças que ocorreram a partir de 2010, com a vigência do Novo Acordo Ortográfico no Brasil. Um bom meio para se atualizar e não cometer deslizes é cultivar o hábito da leitura de livros, jornais, revistas e sites.
Mas não basta apenas escrever de maneira correta. É preciso também ser claro e objetivo em sua comunicação, assim como possuir coerência e coesão na mensagem transmitida. A coerência se resume à harmonia da sequência de ideias transmitidas no texto. Já a coesão, refere-se à conexão de todas as partes que compõem a mensagem, de modo que ela faça sentido.
Acesse aqui o Guia da Reforma Ortográfica que preparamos para você, e conheça abaixo algumas dicas que podem ajudar você a fazer um melhor uso da linguagem no ambiente profissional:
Sempre revise seu texto e coloque-se no lugar de quem receberá a mensagem
Ao revisar o texto, você percebe se a mensagem está clara e será compreendida pela pessoa que a receberá. Um bom teste é escrever um e-mail importante e deixar para enviá-lo depois de algumas horas ou só no dia seguinte. Ao reler a mensagem posteriormente, as ideias não estarão mais tão frescas em sua cabeça e você também poderá se colocar no lugar do leitor. Assim, será possível perceber se o texto está confuso ou se falta alguma informação importante.
Não deixe suas dúvidas passarem
É muito comum para algumas pessoas, quando surge uma dúvida, mudar a frase para evitar o erro. Mas, nesse momento, foi desperdiçada a oportunidade do aprendizado. Ao questionar a escrita de alguma palavra, o uso de determinada expressão ou a construção de uma frase, esse é o momento ideal para consultar materiais que temos à mão, tirar nossas dúvidas e ter a certeza de que estamos escrevendo da maneira correta.
Não tenha medo de errar
A melhor forma de aprender é se arriscar. Por isso, arrisque novas formas de escrever seus textos, brinque com as palavras, faça novas construções. Ao escrever de forma criativa e inovadora, você cria um estilo próprio de escrita e faz a diferença.
Fique atento também a alguns erros de português bens comuns que são cometidos no ambiente profissional:
Mais informações X Maiores informações
O correto é sempre: Mais informações. A palavra “maior” deve ser usada para fazer comparações, como por exemplo entre medidas.
Onde X Em que
Ao se referir a lugar, use “onde”, pois este é um advérbio de lugar. Se desejar substituir a expressão “na qual”, use “em que”.
Impresso X Imprimido
As duas formas são possíveis, desde que usadas da maneira correta. Quando o verbo “imprimir” estiver acompanhado dos verbos “ter” e “haver”, então use “imprimido” (Ex. Já tinha imprimido aquele relatório). Já se o verbo “imprimir” for acompanhado dos verbos “ser” e “estar”, o uso correto é “impresso” (Ex. Este formulário já está impresso).
Mas X Mais
O “mas” deve ser usado quando quiser contrariar o que já foi dito. Trata-se de uma conjunção adversativa e possui a mesma função do “porém”. E o “mais” é um advérbio de intensidade e deve ser usado da mesma forma que usamos o “menos”.