Mesa de Debates sobre Imigração e Refúgio no Brasil Contemporâneo

O Programa de Extensão da FMU em parceria com o ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados) em prol das pessoas em situação de refúgio convida a todas e todos para o debate interdisciplinar sobre questões atuais enfrentadas pelos imigrantes e refugiados no Brasil. Inscreva-se clicando aqui.

Participantes da Mesa das 9 às 11:30 hrs.:

Dra. Sylvia Steiner – Magistrada, ex-juíza do Tribunal Penal Internacional (Haia/Holanda). Professora na Fundação Getúlio Vargas. Fundadora do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, integrou a Comissão Justiça e Paz e a Associação Juízes para a Democracia.

Cel. Aristóteles Martins Rocha – Comando Militar do Sudeste. Oficial de Estado-Maior na Missão das Nações Unidas para Estabilização no Haiti (MINUSTAH) – 2013/2014. Adido de Defesa, Naval, do Exército e Aeronáutico junto às Embaixadas Brasileiras nas Repúblicas da Nigéria e Gana – 2015/2017.

Dr. William Torres Laureano Da Rosa – Doutor em Relações Internacionais pela School of Global Studies da University of Sussex, Inglaterra e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os EUA (INCT-INEU) e do Centre for Advanced International Theory (CAIT, U. of Sussex). Assistente de Elegibilidade do ACNUR.

 

Participantes da Mesa das 14 às 16:30 hrs.:

Pe. Paolo Parise – Doutor em Teologia pela Pontificia Universitá Gregoriana. Membro de corpo editorial da Travessia (São Paulo), professor titular do Instituto São Paulo de Estudos Superiores. Diretor da ONG Missão Paz, que acolhe imigrantes e refugiados que chegam a São Paulo.

Grupo Veredas: Psicanálise e Imigração

– Dr. Gabriel Binkowski – Psicanalista e Psicólogo. Mestre em Clínica Transcultural e Doutor em Psicologia pela Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Pesquisador Pós-Doutorando em Psicologia Clínica da USP.

– Ms. Priscilla Santos de Souza – Graduada em História e Psicologia.  Mestre e Doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP).

– Cristiane Regina da Cruz – Psicóloga em formação. Pós-graduada em Psicopedagogia e Educação do Ensino Superior. Graduada em Tradutor e Intérprete e Licenciada em Letras.

Dr. Guilherme Fernandes – Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).  Mestre em integração da América Latina pelo PROLAM/USP. Advogado e Professor dos cursos de Direito e Relações Internacionais das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU).