Global Days of Service é sucesso na FMU | FIAM-FAAM

O Complexo Educacional FMU | FIAM-FAAM promoveu, entre os dias 03 e 07 de outubro, o Global Days of Service, iniciativa da rede Laureate de ações sociais em todas as instituições de ensino ao redor do mundo.

Um dos destaques das atividades da FMU foi a 15ª edição da Ação de Saúde, evento tradicional da instituição realizado no dia 07 de outubro e que proporcionou à população um dia inteiro de orientações e exames para a prevenção de doenças.

Os alunos e professores fizeram mais de oito mil atendimentos e exames e a campanha de doação de sangue conseguiu beneficiar mais de 200 pessoas. A Ação foi palco da comemoração dos 15 anos de responsabilidade social do evento.  O Prof. Breno Schumaher Henrique, diretor da Escola de Saúde da FMU, destacou a relevância dessa realização. “A responsabilidade social está vinculada à tomada de atitudes, comportamentos e práticas positivas e construtivas que contribuem para preservar, melhorar e elevar a nossa qualidade de vida. Por isso, com esse enfoque há 15 anos a FMU traduz todo esse conceito em um único propósito: o ato em ação de saúde”, ressaltou o diretor. Já o Prof. Dr. Arthur Roquete de Macedo, chanceler da Laureate da Região de São Paulo, destacou o papel da universidade no auxílio à comunidade. “Essa ação é importante por conta da possibilidade de colocar os nossos alunos em contato com parte da realidade nacional e garantir a oportunidade de interagir com membros da sociedade que nos procuram visando ao atendimento.”

Outra importante iniciativa foi o projeto “Nós Enxergamos você”, uma atuação conjunta entre os integrantes das Atléticas e Centros Acadêmicos e do projeto “Jantando na Rua” dos estudantes de Gastronomia. Os alunos prepararam e distribuíram 500 refeições, além de kits de higiene pessoal para pessoas em situação de rua na região da Sé e ração para seus animais de estimação na quinta-feira, 06 de outubro. A Profa. Helena Degreas, uma das coordenadoras das atividades do Global Days of Service, comentou a importância dessa ação. “Muito além de atender emergencialmente a uma necessidade básica do ser humano, essa distribuição pôde alimentar o corpo e a alma: o ato de comer em companhia do outro eleva seu significado e transforma-se em convivência fraterna e troca de experiências, em um momento único em que se exercita o convívio por meio da relação de respeito entre os indivíduos”.

Dentro dessa atividade os estudantes exercitaram o planejamento com a identificação do público, a formação de equipes, visita às cozinhas da Gastronomia, pesquisa sobre o preparo dos alimentos e a seleção dos ingredientes para o “baião de dois”. Helena explicou a escolha. “O típico prato do nordeste brasileiro tem alto valor nutritivo e a sua simplicidade remete aos tempos de grandes dificuldades do povo cearense que, com as secas contínuas, via sua comida ficar cada vez mais escassa”, lembra a docente.

A reitora do Complexo Educacional FMU I FIAM-FAAM, Profa. Sara Pedrini Martins, comentou a importância da atuação dos alunos na responsabilidade social.  “Eles são os grandes agentes de transformação e de mudança do nosso contexto, da sociedade e do País. Quando participamos de eventos voluntários, de momentos em que doamos um pouco do nosso tempo, conhecimento e experiência para pessoas que precisam de ajuda, quem sai ganhando muito mais somos nós”, finaliza.