Ex-alunas homenageadaspelo Cebio – IPEN/USP
Algumas alunas egressas do Centro Universitário FMU | FIAM-FAAM foram homenageadas no perfil do instagram do Centro de biotecnologia IPEN/USP. Veja só que bacana:
Mayelle Lima, egressa Radiologia:
Mayelle está no CEBIO desde 2018 e desenvolveu um projeto de IC na área de Radiobiologia e Medicina Nuclear, baseado no “Desenvolvimento de modelos cultivo tridimensional in vitro de células tumorais como sistema-teste para avaliação de eficácia de radiofármacos produzidos pelo IPEN”. Os resultados obtidos lhe rendendo um prêmio como destaque de apresentação durante o Seminário Anual de Iniciação Científica de 2019, realizado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Mayelle possui experiência nas áreas de Medicina Nuclear e Radiobiologia, desenvolvendo competências em radiologia médica, Câncer e técnicas de cultura celular 3D, paramagnetismo e nanopartículas de ferro.
Além disso, Mayelle foi estagiária (2019) do Hospital Geral de Pedreiras na área de Radiologia Médica e diagnóstica. E foi premiada “Láurea Acadêmica” e “Mérito Acadêmico” por anos seguidos como “Estudante destaque” devido ao desempenho adquirido durante sua graduação, pela FMU.
Mayelle é uma aluna dedicada e inteligente e vem ganhando, cada vez mais, seu espaço no mundo científico.
Vanessa Yosidaki, egressa Ciências Biológicas:
Vanessa de Luna Yosidaki, bolsista de Treinamento Técnico de nível 3 pela FAPESP, atuando no projeto “Clonagem e caracterização de Prolactina do peixe Araipama gigas (Pirarucu)”, liderado pelo Dr. Paolo Bartolini e sob Coordenação do Dr. João Oliveira, no CEBIO.
Projeto este importante para complementar estudos filogenéticos e reprodutivos do animal, já desenvolvidos pelo grupo de pesquisa.
Além disso, Vanessa também foi aluna de Iniciação Científica da Dra. Cibele Peroni, atuando na área de Terapia Gênica, onde até hoje está amplamente envolvida.
Diante disso, ela vem desenvolvendo competências em técnicas de Biologia Molecular, Bioinformática, Vetores de clonagem e expressão, Eletrotrasferência in vivo e Experimentação animal.
Amante da natureza, Vanessa é conhecida por sua calma, proatividade e empenho, sempre disposta a ajudar em diversos projetos do centro.
Alissandra Gomes, egressa Ciências Biológicas:
Alissandra de Moura Gomes, aluna da Dra. Cibele Peroni, que está finalizando seu mestrado na área de Biotecnologia no CEBIO.
O seu projeto de pesquisa envolve a “Eletrotransferência do gene do hormônio de crescimento de camundongo associada à administração de células-tronco mesenquimais em modelo murino de osteogênese imperfeita”, tema inovador, realizado em colaboração com pesquisadores do Hospital Albert Einstein, e que traz a possibilidade de novas abordagens terapêuticas para a doença.
Diante disso, Alissandra está desenvolvendo competências em técnicas de Biologia Molecular, Cultura celular de células-tronco mesenquimais, Eletrotransferência in vivo, Terapia Celular baseada em transplante celular e Experimentação animal. Além disso, está amplamente envolvida nos demais projetos de pesquisa do grupo de Terapia Gênica.
Apaixonada pela natureza e animais, está sempre pronta para ajudar os demais alunos, sempre solidária e engajada.
Evelin Caroline da Silva, mais conhecida por Carol. Ela foi aluna da Dra. Maria Helena Bellini desde sua Iniciação Científica (2013), dando continuidade ao Mestrado no CEBIO.
Durante seu mestrado, Carol avaliou o perfil da expressão proteica de uma linhagem celular de carcinoma renal humana quando submetida à radiação ionizante por Cobalto-60, adquirindo experiência nas áreas de Biologia Molecular e Celular, Câncer e Bioinformática, sobretudo em técnicas como Transcriptase Reversa, PCR em tempo real, Imunofluorescência, Espectrometria de Massas, entre outras.
Além de atuar no CEBIO na área do Câncer, Carol também era uma entusiasta das Ciências Forenses, obtendo uma extensão universitária na área em 2012 pela FMU e participando de alguns projetos de 2015 a 2017.
Atualmente é Analista Biomolecular do laboratório de referência em diagnósticos genéticos Mendelics, atuando também no projeto “PareCovid”, que desenvolveu um teste eficiente e rápido para detecção do vírus SARS-COV-2 em larga escala.
Carol, é lembrada no CEBIO por seu sorriso carismático e por sua expertise em Biologia Molecular.
Marcela Messias, egressa Biomedicina:
Marcela Di Giacomo Messias, que foi aluna do Dr. Patrick Spencer durante seu Mestrado, mas que já estava no CEBIO desde sua Iniciação Científica (2013) sob a orientação da Dra. Nanci do Nascimento (In Memorian).
Durante seu mestrado, Marcelo avaliou a atividade antimicrobiana de uma proteína presente no veneno de serpentes do gênero Crotalus, a Crotamina. Proteína amplamente estudada pelo grupo de pesquisa do Dr. Patrick Spencer.
Diante disso, desenvolveu competências nas áreas de Microbiologia, Imunologia e Biotecnologia, sobretudo em técnicas de cromatografia. Além disso, seu trabalho é importante para o entendimento da Crotamina como um possível protofármaco no futuro.
Atualmente está se especializando na área de Oncohematolgia, e trabalha com Imuno-hematologia, coleta de células-tronco hematopoiéticas e transplante de medula óssea no banco de sangue do Hospital Brigadeiro.
Parabéns à todas essas mulheres que fazem a diferença!