Docente promoveu Workshops de redações de artigos científicos
A Escola de Ciência da Saúde recebe workshops voltados para a criação de redação de artigos científicos
Quando pensamos em inovação e tecnologias de ensino logo nos vem à cabeça a necessidade de estruturas de última geração e laboratórios com equipamentos de alta precisão. Entretanto, esquecemos a peça principal de quem desenvolve e aplica as metodologias de ensino: o professor. Assim, o campo de pesquisa dos métodos de ensino pensados pelo professor é a sala de aula. Então, como o professor poderia divulgar suas invenções pedagógicas e contribuir com colegas e até com a educação brasileira?
“O professor é o sujeito central no processo educacional que pode desenvolver e proporcionar as melhores técnicas de ensino dentro de uma sala de aula. O importante é o professor desenvolver ou aprimorar seu talento como pesquisador e construtor de métodos e sequencias didáticas inovadoras para suas aulas”, comenta o Professor Daniel Manzoni de Almeida da Escola de Ciências da Saúde e líder de pesquisa e inovação.
Pensando neste potencial desenvolvimento de habilidades do corpo docente da Escola de Ciências da Saúde e associando a sua experiência como pesquisador na área de ensino de ciências, nesta semana o Professor Daniel desenvolveu e promoveu na Escola de Ciências da Saúde o workshop especial de redação de artigos científicos na área de ensino e educação científica.
“O objetivo é que os colegas se engajem de ver a sala de aula como um grande laboratório de possibilidades de criação e desenvolvimento de tecnologias de ensino, organize e passe a divulgar suas criações. Tenho uma experiência significativa na área de ensino e na interface entre o ensino e as ciências naturais básicas que posso contribuir com os colegas da Escola em divulgar suas atividades e contribuir com a educação brasileira”, relata o Professor Daniel.
Para a Professora Elaine Dias do Carmo, Líder de Qualidade Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde, “A indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão reafirma a necessidade de o docente ter seu olhar voltado para a produção de novos conhecimentos e de ferramentas metodológicas, que coloquem o estudante no processo constante de busca e curiosidade nas aulas de Ciências da Saúde”.
Outro ponto importante a destacar são as metodologias originadas dentro do modelo acadêmico inovador da Laureate: “Tornar visível a inovação do ensino em razão da implantação do Laureate Learning Model na FMU é, também, pretendida com as oficinas lideradas pelo Professor Daniel”, destaca a Professora Terezinha Dalossi Gennari, coordenadora do curso de Enfermagem e Gerente Acadêmica da Escola de Ciências da Saúde da FMU.
Os professores interessados em divulgar suas invenções didáticas, com base nas metodologias ativas, poderão enviar artigos para a edição especial da Revista Atas de Ciências da Saúde da FMU que está com uma edição especial aberta recebendo artigos com essa temática.