FMU firma parceria com a ACNUR Brasil (ONU)
No dia 19 de junho, durante o I Encontro Internacional e II Encontro Estadual de Migração e Refúgio, o Complexo Educacional FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, firmou um acordo de cooperação com o ACNUR Brasil (Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados) para a prestação de serviços comunitários e atendimentos diretamente aos refugiados, por meio das escolas de Saúde, Educação e Direito da Instituição.
Um dos destaques da parceria é o auxílio na revalidação de diploma de ensino superior, que atualmente necessita ser revalidado por uma universidade pública brasileira credenciada no MEC (Ministério da Educação e Cultura), que ofereça curso reconhecido do mesmo nível e área ou equivalente. A FMU irá oferecer aulas para ajudar os interessados no processo de revalidação.
Na conferência, o Reitor da Instituição, professor Manuel Nabais da Furriela, destacou que a FMU não medirá esforços para auxiliar o poder público no acolhimento dos refugiados. “Esse acordo humanitário é um excelente instrumento para poder ajudar esse público a realizar as suas aspirações pessoais, e vamos nos empenhar em facilitar esse processo de acordo com a necessidade de refugiado”, comenta o Reitor.
Além do auxílio na revalidação do diploma, a FMU visa desenvolver ações de responsabilidade social no meio acadêmico e também oferecerá uma série de serviços para esta população, como, atendimento odontológico, psicológico, assessoria jurídica assistência social, entre outros. O início das atividades acontecerá a partir de agosto de 2018.