Aprendizagem em vanguarda
Em artigo publicado pela Carta Capital, em seu especial sobre vanguarda do conhecimento, uma nova concepção de metodologia de aprendizagem é apresentada em contraponto ao modelo tradicional, cada vez mais obsoleto. Especialistas e educadores defendem a concepção de que o ensino realizado por meio de aulas estilo palestras, em que o professor apresenta o conteúdo por dezenas de minutos consecutivos, é cansativo e desmotivador, além de prejudicar a percepção do educador em identificar as qualidades e deficiências dos alunos.
Esse é um tema que tem sido discutido há algum tempo. Em 1993, por exemplo, o professor Alisson King, da Universidade do Estado da Califórnia em São Marcos, já falava que esse modelo de ensino tradicional seria defasado e pouco eficiente para que os alunos pudessem lidar com os problemas do século XXI, que naquele momento figuravam apenas em âmbito imaginativo. Ao longo dos anos, diversos estudos científicos comprovam que a aplicação de metodologias ativas são um modelo mais adequado para os desafios que o mercado profissional apresenta atualmente aos novos profissionais.
Para conhecer o artigo na íntegra, clique aqui.