Após cancelamento, NERD terá sessão final nesta quarta-feira (05)

Núcleo que debate influenciadores digitais terá sessão sobre impactos do fenômeno na indústria cultural

O Núcleo de Estudos em Redes Digitais (NERD) terá, enfim, sua última sessão do semestre nesta quarta-feira (5). O encontro estava previso para acontecer na semana passada, mas foi cancelado de última hora por uma urgência pessoal do coordenador do núcleo, Vinícius Mendes. O tema será o impacto de influenciadores digitais sobre a indústria cultural. A sessão será às 17h, por meio da plataforma Zoom (clique aqui para inserir a reunião na agenda).

Segundo Mendes, a ideia é debater perguntas ainda em aberto, como a redefinição que os influencers têm feito da produção de músicas comerciais e do cinema, além de perguntar se a indústria cultural se pauta pelas redes sociais ou elas são pautadas pelas novidades desse mercado.

O encontro valerá cinco horas complementares no currículo do semestre e, seguindo a agenda do NERD, tem um texto para leitura prévia, Streamers como influenciadores digitais: um olhar a partir do Twitch, do pesquisador Yago Nascimento.

Para Mendes, os debates sobre influência nas redes foram muito produtivos ao longo das últimas semanas. “Teve de tudo neste semestre: desde discussões mais complexas sobre política até sessão de cinema”, diz ele, lembrando da exibição do filme Efeito Influência, feita em parceria com o II Ciclo do Documentário Brasileiro, coordenada pelo professor Sancler Ebert.

“Mas, acima de tudo, o que fica desse semestre é que estamos construindo um espaço diferente na instituição, em que todos participam ativamente das conversas a partir das experiências concretas que cada um possui com o tema em questão. Neste caso, os influenciadores”, continua o professor.

“Até porque, no limite, todo mundo tem um ou uma influencer preferido(a)”.

Além da exibição do filme, o NERD recebeu dois convidados neste semestre: a pesquisadora Caroline Reis, que tem pesquisado o fenômeno dos influenciadores digitais na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o publicitário Gabriel Lima, redator da agência SOKO.

 

PRÓXIMOS PASSOS

De acordo com Vinícius Mendes, ainda não há um tema fechado para o próximo semestre do NERD. Desde 2023, o núcleo atua com temas específicos discutidos ao longo de cada período. No ano passado, por exemplo, o foco foi sobre Inteligência Artificial.

A ideia é que os participantes das últimas edições ajudem a escolher o próximo tema, por meio de uma votação feita por e-mail. No entanto, há alguns assuntos já em discussão, como os memes, por exemplo.

“É algo que me interessa, porque junta uma nova linguagem comunicativa, acessível por todos os tipos de pessoas, e que tenta elaborar dilemas sociais mais amplos”, finaliza Mendes.