Alfabetização científica para futuros nutricionistas: a oficina de ciência da nutrição dos professores da Escola da Saúde da FMU.
Quem nunca ouviu, em uma roda de amigos ou na mídia, que um determinado alimento ou dieta é bom ou ruim para a saúde? Você já parou para pensar como surgem essas conclusões? Essas evidências surgem pela ciência da Nutrição! Além de ser a profissão há décadas responsável pela orientação alimentar humana, a Nutrição é uma ciência exata, tanto quanto a Física, por exemplo, que submete alimentos e seus usos na alimentação às análises numéricas, estatísticas, moleculares e fisiológicas.
Pensando na melhor formação dos futuros nutricionistas para o século XXI e preocupados com ciência e saúde humana, os professores do curso de Nutrição da Escola de Ciências da Saúde, Daniel Manzoni de Almeida, Amanda Padoveze, Cristiane Zago e Mariana Linderberg desenvolveram a oficina “Nutrição e ciência” que foi oferecido no último dia 30 de outubro aos alunos do curso. O curso é baseado na investigação científica em que os estudantes foram convidados a pensar sobre uma situação problema e gerar uma pergunta científica na área da Nutrição. Posteriormente, receberam dados científicos, construídos com base em evidencias reais de artigos publicados, de peso, valor calórico, porcentagem de nutrientes, balanço hídrico, massa corporal humano para análise, expressão estatística e conclusão de suas pesquisas, ou seja, uma simulação de uma verdadeira investigação científica em nutrição com o objetivo de mobilizar nos estudantes as práticas da cultura científica.
“Com minha experiência em ensino por investigação e metodologias inovadoras de ensino de ciências unimos esse conhecimento com a nutrição para estimular e engajar os estudantes a pensar os alimentos e seus usos na alimentação humana de forma científica proporcionando assim a alfabetização científica em nutrição”, relata o professor Daniel Manzoni de Almeida um dos idealizadores da oficina.
Para a coordenadora do curso de Nutrição, Professora Amanda Padoveze, a oficina “É um momento de contribuição na formação de nossos estudantes para um olhar crítico, reflexivo e científico na atuação de um nutricionista”.
A alfabetização científica para um nutricionista é, também, importante na atuação prática, cotidiana do profissional como ressalta a vice coordenadora do curso de Nutrição, a professora Cristiane Zago “é através da alfabetização científica que os estudantes têm a oportunidade de compreender o ser humano como parte do meio ambiente, dessa forma, não estamos ensinando mais uma disciplina do curso, e sim formando cidadãos capacitados nas transformações significativas de suas realidades”
Com o sucesso da oficina o grupo de professores pensa em expandi-la para o próximo ano e possibilitar que mais estudantes da escola e fora da escola possam ser contemplados com a iniciativa.