Da Bolsa de Valores ao Jogo do Tigrinho: NERD discute efeitos econômicos das redes sociais.
Encontro do núcleo será nesta quinta, às 17h, em formato remoto; discentes inscritos e demais alunos podem participar
O Núcleo de Estudos em Redes Digitais (NERD) terá, nesta quinta-feira (10), seu segundo encontro do segundo semestre de 2024, discutindo os efeitos econômicos dos influenciadores digitais sobre os usuários de redes sociais. A sessão será às 17h, por meio da plataforma Zoom (clique aqui para inserir a reunião na agenda).
Segundo o professor Vinícius Mendes, coordenador do núcleo, o encontro pretende discutir como influencers têm sido atores relevantes para direcionar investimentos pessoais, reorganizar finanças e repensar o orçamento doméstico das pessoas.
De um lado, a maior circulação desse conteúdo é positiva, analisa ele. De outro, porém, ela pode ser bastante problemática. “Principalmente quando os conteúdos apresentam modalidades duvidosas, como bitcoins, por exemplo. Sem contar o fenômeno atual das plataformas de apostas e de jogos de azar”, diz.
O encontro valerá cinco horas complementares no currículo do semestre e, seguindo a agenda do NERD, tem um texto para leitura prévia, Influenciadores digitais no mercado de capitais: um estudo sobre o aumento de investidores na B3, de Danilo Conceição, Antônio José Marinho, Fernanda de Araújo e Bruno D’Assis, publicado em 2020.
Mais enxuto, o NERD deste semestre terá ainda três encontros até o final do ano: no dia 24 de outubro, a discussão será sobre o papel político dos influenciadores. Depois, no dia 7 de novembro, a conversa será sobre padrões sociais em circulação nas redes sociais e, no dia 28, sobre a influência que essas pessoas exercem sobre a indústria cultural.