Empatia e Humanização na Formação Profissional

A empatia e a humanização são consideradas habilidades essenciais para a construção e manutenção de relações e vínculos afetivos produtivos, efetivos e duradouros em quaisquer âmbitos de convivência, sejam elas pessoais ou profissionais. Um indivíduo empático é aquele capaz de entender e expressar apoio ao próximo por meio de gestos, palavras e atitudes que demonstram compreensão dos seus sentimentos, para que o outro se sinta acolhido e respeitado1,2,3,4. São sustentadas pela ética e moralidade humana no qual valores como respeito, altruísmo, compaixão e generosidade estão diretamente envolvidos.

Desta forma, a empatia se configura como uma qualidade facilitadora do convívio social e que pode ser exercitada em ambiente acadêmico. O tema empatia vem ganhando destaque no que se refere à importância das Instituições adotarem um modelo de ensino voltado tanto para o desenvolvimento de habilidades técnicas como de habilidades sociais/comportamentais, objetivando a formação de um profissional qualificado no que diz respeito às competências e aptidões para lidar com conflitos, capacidade de articular emoções e comportamentos diante das complexas adversidades cotidianas, além de tomada de decisão assertiva e ágil 5,6,7.

Acreditando na importância do desenvolvimento da empatia e da humanização durante a graduação, a Escola de Ciências da Saúde, por meio do Programa Empatia e Humanização na Formação Profissional em Saúde realizou nos dias 5, 12 e 19 de junho de 2020 o I Ciclo de Lives – Empatia e Humanização em Saúde, tendo como destaque os seguintes temas e parcerias: Relações Empáticas com a participação da Diretora Executiva da Associação Arte Despertar, Rosana Junqueira,  e da Coordenadora de Humanização InCOR, Vera Bonato; Olhar Empático para Pacientes e Familiares com ELA, que contou com a presença da Presidente da Associação Brasileira de Esclerose Lateral Aminotrófica (ABrELA), Adriana Leico Oda, e o psicólogo da mesma Associação, Antônio Geraldo de Abreu Filho;  Empatia e Liderança com a participação de Maria do Carmo de Oliveira, Professora da Escola de Negócios – FMU.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Programa de Empatia e Humanização na Formação Profissional em Saúde? Acesse os links do I Ciclo de Lives Empatia e Humanização em Saúde:

https://www.youtube.com/watch?v=qHSjM0Fm4q8

https://www.youtube.com/watch?v=9QSP2ypcD00

https://www.youtube.com/watch?v=kj-xG9m-tSI

REFRERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  1. CARNEIRO, R. S. et al. Um estudo comparativo da empatia entre estudantes universitários. Polêmica. 2017; 17(1): 73-81.
  2. FALCONE, E. A avaliação de um programa de treinamento da empatia com universitários. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva. 1999; 1(1):23-32.
  3. DEL PRETTE, Z. A. P.; DEL PRETTE, A. Psicologia das habilidades sociais: Terapia e Educação. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. p.89
  4. CASATE, J.C.; CORRÊA, A.K. 2012. A humanização do cuidado na formação dos profissionais de saúde nos cursos de graduação. Rev Esc Enferm USP 46(1):219-26.
  5. PROVENZANO, B. C. et al. A empatia médica e a graduação em medicina. Revista Hospital Universitário Pedro Ernesto. 2014;. 13(4):1983-2567.
  6. RODRIGUES, M. C. et al. Implementation and assessment of a Program for the Development of Empathy in Psychology students. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Brasil. Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2014; 14(3):914-932.
  7. HOJAT, M. et al. The devil is in the third year: a longitudinal study of erosion of empathy in medical school. Academic Medicine : Journal of the Association of American Medical Colleges. 2009. 84(9):1182-91.