FMU|FIAM-FAAM promove ação de práticas de Saúde dentro do campus

No dia 06 de outubro, o Complexo Educacional FMU|FIAM-FAAM realizou a 16ª Ação de Saúde, uma atividade que integrou a 12ª edição do Global Days of Service, iniciativa da rede Laureate que visa promover simultaneamente ações sociais em várias instituições da rede em diversos países. No FMU|FIAM-FAAM, o evento contou com o envolvimento de professores e alunos dos cursos de Graduação da Escola de Ciências da Saúde, que ofereceram à população orientações para prevenção de doenças e práticas de promoção à saúde.

 

Para o diretor da Escola de Ciências da Saúde do FMU|FIAM-FAAM, Prof. Breno Schumaher Henrique, esse olhar de amor ao próximo, esse olhar ético e essa inserção ao mundo social faz parte do modelo de ensino Laureate. “O nosso modelo de ensino da saúde é um modelo diferenciado, que já insere o nosso aluno na prática desde o primeiro período. Esse é o diferencial da Instituição ao integrar uma rede internacional como a Laureate. Outro diferencial é a relação interprofissional, que é a realidade do mercado de trabalho. Colocamos o aluno em contato com outras profissões correspondentes à sua área de atuação. Aqui na FMU, já colocamos ele em contato com outras profissões. Na Escola de Ciências da Saúde, todas as 15 profissões estão sempre juntas. Você pode me questionar: O que a Musicoterapia tem a ver com Veterinária ou com Serviço Social? E eu te digo: Tem tudo a ver. Em um momento ou outro elas vão se conectar. E, aqui, eles trabalham todos juntos”, comenta.

 

 

Intitulada “FMU e o cuidado à saúde: promovendo qualidade de vida”, a ação abriu as portas da Instituição para a comunidade. Aproveitamos a ocasião para conversar com os alunos e entender a dimensão dessa ação e os ganhos que puderam ser observados durante essa importante iniciativa que promoveu também a multidisciplinaridade. Confira abaixo a opinião de nossos estudantes:

 

Wellinta Priscilla, aluna do 5º semestre de Fisioterapia – Uma ação como essa é muito importante porque vivenciamos outras experiências, outros tipos de pacientes, além de ter essa comunicação direta com a comunidade. Sem contar que, com isso, a gente aprende mais na prática. Consegue conciliar teoria e prática, além de ter a possibilidade de fazer essa interação multiprofissional com outras equipes, de outros cursos da área de Saúde.

 

Yasmim Elizabeth Tognin, aluna do 1º semestre de Fonoaudiologia – Para nós do primeiro semestre, essa ação é interessante porque, mesmo que não realizemos os atendimentos propriamente ditos, nós acompanhamos a triagem e, assim, conseguimos absorver como o trabalho é realizado. Outro ponto importante é que a prática da fonoaudiologia é muito importante para o nosso currículo profissional. Não sei dizer como acontece em outras faculdades, mas aqui na FMU nós temos muita prática. Isso é muito importante para o nosso currículo, principalmente quando nos formarmos e sairmos para o mercado de trabalho. Com essa prática, a gente aprende a ver o paciente como um todo, dando prioridade ao paciente e identificando questões adversas ao atendimento. A FMU oferece esse suporte para nós. A questão da interdisciplinaridade é muito importante, principalmente porque a gente vai lidar com isso mais para frente. Ao ver o paciente como um todo, a gente precisa de uma equipe multidisciplinar para que possa tratar as várias áreas. Por exemplo, o paciente vem aqui, passa com a gente, nós identificamos uma alteração que tem a ver com ortodontia e a gente já encaminha para o dentista. Em uma ação como essa, nós já podemos encaminhar no mesmo momento.

 

Isabela Oliveira, aluna do 6º semestre de Fonoaudiologia – Como já fazemos estágio desde o semestre passado, com triagem e terapia, essa ação é importante para trazer mais experiência, porque lidamos com um público diferente. São pessoas que chamamos na rua para participar da iniciativa. É bom para a gente, que lida com um público diferente, e para a faculdade que divulga o trabalho que tem aqui. Algumas vezes as pessoas não conhecem os serviços que tem aqui, a quantidade de cursos, o que a gente oferece. É importante também para o nosso currículo, pois é uma ação muito grande e que valoriza a faculdade e nós, como alunos!

 

Caroline Crispim, aluna do 6º semestre de Fonoaudiologia – Essa experiência de ir para a rua chamar as pessoas é um trabalho mais ativo, diferente dos atendimentos que realizamos a partir do 6º semestre nas clínicas de saúde da faculdade, onde recebemos as pessoas que vem buscar tratamento. Nessa ação, temos a oportunidade de explicar o que faz um fonoaudiólogo, além de esclarecer diversos pontos como voz, audição, deglutição. Assim abrimos nossos horizontes das pessoas que não tem conhecimento da área.

 

Ricardo Pereira da Silva, aluno do 8º semestre de Musicoterapia – Eu acredito que ações como está sejam muito importantes. A interdisciplinaridade é importante porque permite a interação com alunos de outros cursos. Eu acho importante para todo mundo isso, principalmente para a comunidade que pode desfrutar de todos esses benefícios gratuitamente. Em musicoterapia, quando a gente parte para prática, por mais lúdica que seja, é sempre bom ter esse contato com o público. Afinal, a gente nunca sabe o que vai encontrar como paciente. É uma experiência legal porque estamos abertos para receber e acolher as pessoas, além de poder praticar também o que a gente aprendeu e preparou. Um evento como esse só tem a somar sempre. Além do estágio que a gente já faz, isso aqui é um baita de um estágio, é um dia de estágio incrível.

 

 

Cristina Camargo, aluna do 9º semestre do curso de Psicologia – Quanto mais experiência clínica a gente tiver antes de se formar, melhor para a nossa formação. A clínica é muito diversa, cada paciente é um paciente diferente e você só aprende mesmo na prática. Você tem toda a teoria para se apoiar, mas você só aprende mesmo quando vê um ser humano na sua frente, com sua individualidade. Então, adquirir mais essa experiência é muito importante. É importante também dizer que neste ano, as clinicas estão mais integradas. A clínica aqui na FMU sempre existiu, é reconhecida como um campo de atendimento, mas agora ela está integrada às diversas áreas: Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia. Todos atendendo em uma clínica única. Na Ação da Saúde, desenvolvemos um projeto conjunto entre a fonoaudiologia e a psicologia, focado em dificuldade de aprendizagem. As estagiárias das duas especialidades entram juntas na sala para atender o paciente, buscando ajudar e identificar os aspectos que possam ser relacionados a fala ou dicção ou mesmo de origem psicológica.

 

Amanda Regina dos Santos, aluno do 9º semestre do curso de Psicologia – A prática na Psicologia é fundamental. A Ação da Saúde e os estágios que a gente faz aqui na faculdade são muito importantes para conhecer a subjetividade do indivíduo, conhecer você também na interação com esse indivíduo. Trazer os recursos que você aprende na teoria para atender aquele caso específico. Então, a Ação da Saúde é muito importante. É realmente um privilégio poder participar e poder ter isso acontecendo na faculdade.