Alunos do curso de Engenharia de Produção utilizam novas metodologias em sala de aula
Sob orientação do prof. Adriano Gama, da Escola de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia, alunos dos 7º e 9º semestres do curso de Engenharia de Produção Mecânica utilizaram os processos de aula invertida e gamificação nas disciplinas de Arranjos Físicos e Layout, e PCP, respectivamente.
Mas o que é aula invertida e gamificação? A aula invertida, também conhecida como flipped classrom, é uma metodologia ativa que dá um novo significado para o aluno, o professor e a aprendizagem. Ela promove o desenvolvimento de uma aprendizagem ativa, investigativa e colaborativa, em que o aluno é colocado no centro do processo de ensino, como protagonista de seu aprendizado.
Já a gamificação consiste em usar técnicas, estratégias e design de games em atividades diversas, como na educação. O conceito do jogo é trazido para a realidade da sala de aula, impactando em engajamento, produtividade, foco e determinação para tornar mais simples atingir metas e objetivos na rotina de estudos.
Na aula invertida da disciplina de Arranjos Físicos e Layout, os alunos receberam noções de teoria e tiveram que preparar uma aula exemplificando as atividades desenvolvidas, com a proposta de lecionar para os outros alunos os conceitos com profundidade acadêmica e prática. Ao todo, foram realizados sete trabalhos em sala para a implantação de sete fábricas diferentes, as quais realizavam atividades que variavam de confecção a fábrica de queijos.
Para a disciplina de PCP, o exercício proposto foi de gamificação. A metodologia aplicada consistiu em um jogo realizado em Excel, onde o objetivo era entender as necessidades de venda com o menor custo de produção. Ganhava aquele que estabelecesse a melhor relação de atendimento e custo. O exercício durou seis semanas e contemplou várias etapas do planejamento, partindo da estratégia de produção até a programação e controle da ordem de produção.
Os alunos que participaram da atividade tiveram a oportunidade de aplicar os conhecimentos acadêmicos na simulação do dia a dia de uma fábrica, além de desenvolver aplicações em Excel para criar um modelo recursivo de produção.