Tenha acesso rápido ao seu cadastro.
Mantenha seus dados cadastrais atualizados, pois é com base neles que faremos seu cadastro junto as empresas de transporte. Para atualizações procure a CAA (Central de Atendimento ao Aluno) do seu campus.
Escolha o bilhete a qual deseja informações:
SPTRANS – Bilhete Único
COMO OBTER/ REVALIDAR:
- Após a confirmação da sua matrícula, seus dados serão enviados automaticamente para a SPTrans em até 7 dias úteis. Caso ocorra algum erro, clique aqui e preencha o formulário. Concluído esse passo, aguarde 72 horas para nova consulta.
- Após o envio dos seus dados, a SPTrans irá analisá-los visando identificar se você é elegível ao benefício. Para acompanhar sua situação Clique aqui.
- Após o pagamento do boleto, acompanhe o processo de confecção do bilhete ou a revalidação do benefício para o bilhete existente por aqui.Editar post
- Assim que o seu bilhete for entregue na Central de Atendimento ao Aluno do seu campus você será comunicado por e-mail, SMS ou Push no aplicativo Mais FMU FIAM.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Dúvidas: Clique aqui e acesse o portal de dúvidas da Sptrans ou entre em contato com a Instituição de Ensino pelo e-mail.
- Responsabilidades:
- Da Instituição de Ensino: Cabe a instituição confirmar a matrícula dos alunos devidamente matriculados para a SPTrans.
- Da SPTrans: Promover a análise de elegibilidade ao beneficio, disponibilizar cotas e confeccionar o bilhete e sua entrega a instituição de ensino (quando necessário), além de ofertar todo o suporte necessário ao usuário referente a dúvidas.
- Aluno: Aluno: Manter seus dados cadastrais atualizados e conferir se seu cadastro encontra-se concluído com êxito através do portal da SPTrans.
EMTU – Bilhete Bom
COMO OBTER/ REVALIDAR:
- Após a confirmação da sua matrícula, entre no Aluno Online, em “Benefícios e Serviços”, “Passe Escolar” e solicite. Entre 05 e 10 dias úteis a contar do envio da solicitação, realizaremos seu cadastro na EMTU.
- Após esse período, clique aqui para acompanhar seu cadastro e dar andamento em sua solicitação, inclusive o pagamento do boleto. Fique atento: a continuidade da solicitação depende do pagamento do boleto, que deve ser feita anualmente.
- PARA QUEM VAI OBTER:
Após o pagamento do boleto, entre no seu portal da EMTU e faça o upload dos seguintes documentos:
-
- Uma foto 3×4 original;
- Uma cópia do RG;
- Uma cópia do CPF;
- Uma cópia do Comprovante de Residência do aluno ou responsável (datado nos últimos 90 dias).
-
- Em até 30 dias seu bilhete será entregue na Central de Atendimento ao Aluno que lhe comunicará via e-mail, SMS ou push no aplicativo MAIS FMU FIAM.
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
- Dúvidas: Clique aqui e acesse o portal de dúvidas da EMTU.
- Responsabilidades:
- Da Instituição de Ensino: Cabe a instituição confirmar a matrícula dos alunos devidamente matriculados para a EMTU.
- Da EMTU: Promover a análise de elegibilidade ao beneficio, disponibilizar cotas e confeccionar o bilhete e sua entrega a instituição de ensino (quando necessário), além de ofertar todo o suporte necessário ao usuário referente a dúvidas.
- Aluno: Manter dados cadastrais atualizados, realizar a solicitação no “Aluno Online”, fazer o upload dos documentos no portal da EMTU, e acompanhar todo o processo de solicitação.
OUTROS – Demais Bilhetes
Para as demais empresas de transporte o processo de aquisição ou renovação demanda menor participação da instituição de ensino, veja abaixo algumas situações:
- Algumas empresas solicitam um comprovante de matrícula que pode ser adquirido no Aluno Online.
- Em outros casos a empresa de transporte exige que alguma documentação seja carimbada e assinada pela instituição de ensino, nesses casos basta comparecer a CAA do seu campus com o respectivo documento e solicitar que o mesmo seja assinado e carimbado.
- Existem algumas empresas de transporte (AESA – Associação das empresas de transporte de Santo André) que disponibilizam um site para que o aluno faça a solicitação online e, posteriormente a instituição de ensino valide – a. Para esses casos aguarde 5 dias úteis após solicitar o benefício para que possamos valida-lo.
Informações Importantes:
- Dúvidas: Para dúvidas em relação a algum outro bilhete (exceto SPTrans/ EMTU) acesse a página da respectiva empresa, ou entre em contato com a Instituição de Ensino pelo e-mail.
- Responsabilidades:
- Da Instituição de Ensino: Cabe a instituição: Confirmar os dados de matrícula; Assinar e carimbar algum documento oriundo da empresa de transporte; Disponibilizar o atestado de matrícula (via Aluno online).
- Das respectivas empresas de transporte: Divulgar critérios de elegibilidade ao beneficio, disponibilizar formulários, cotas e confeccionar o bilhete e sua entrega diretamente ao aluno, além de ofertar todo o suporte necessário ao usuário referente a dúvidas.
- Aluno: Manter seus dados cadastrais atualizados junto a instituição de ensino, acessar o portal do estudante e seguir as orientações de acordo com a empresa de transporte selecionada além de arcar com custos relacionados ao cartão ou documentos que devam ser apresentados à empresa de transporte para aquisição do benefício.
FAQ
SPTrans
Como realizar a solicitação?
Para realizar a solicitação, primeiramente você precisa ter um cadastro atualizado no portal da SPTrans. Caso não possua, realize o seu cadastro em https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/acessoPublico/index.action
Com o cadastro realizado e/ou atualizado, você precisará aguardar sete dias após a realização da matrícula para a liberação do bilhete, desde que o período de confirmação de matrículas para o semestre vigente já tenha iniciado na SPTrans.
É importante ressaltar que o benefício será liberado para uso apenas para o semestre em que o aluno está matriculado.
Como revalidar o bilhete único do estudante?
Para revalidar o bilhete único do estudante, você precisará pagar um boleto referente a taxa anual, mas a renovação do benefício é semestral. Você pode estar gerando esse boleto pelo link https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sa/consultaEstudante/index.action
Como saber se irei receber um bilhete novo?
Para consultar se chegará um novo bilhete ou se foi realizada apenas revalidação de cartão, acesse o link https://scapub.sbe.sptrans.com.br/sca/estudante/login.jsp
Como obter o PASSE-LIVRE?
Caso você seja aluno(a) bolsista PROUNI/FIES você já tem direito ao passe livre. Agora se você for aluno e possuir apenas baixa renda, precisará preencher o formulário no próprio portal da SPTrans.
Como saber se meu bilhete único chegou na instituição?
Assim que o seu bilhete único chegar na CAA do seu Campus, você será notificado pelo aplicativo MAIS FMU|FIAMFAAM sobre a chegada do mesmo e você poderá retira-lo.
EMTU
Como realizar a solicitação?
Assim que sua matrícula for confirmada, entre em seu Aluno On-line, clique em “Benefícios e Serviços” e solicite o seu bilhete BOM-EMTU. Após realizar a solicitação, aguarde dez dias úteis para realizar uma nova consulta no portal da EMTU para saber se o seu benefício está liberado.
É importante saber que o benefício será liberado apenas para o semestre em que o estudante está matriculado.
Como revalidar o bilhete BOM-Estudante?
Para revalidar o bilhete BOM-Estudante, você precisará pagar um boleto referente a taxa anual, mas a renovação do benefício é semestral. Você pode estar gerando esse boleto pelo clicando no link ao lado e clicando no banner laranja “Acompanhe” http://www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=256
Como saber se irei receber um bilhete novo?
Para consultar se chegará um novo bilhete ou se foi realizada apenas revalidação de cartão, acesse o link e clique no banner laranja “Acompanhe” http://www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=256
Como obter o PASSE-LIVRE?
Caso você seja aluno(a) bolsista PROUNI/FIES você já tem direito ao passe livre. Agora se você for aluno e possuir apenas baixa renda, precisará preencher o formulário no próprio portal da SPTrans.
Como saber se meu bilhete-BOM chegou na instituição?
Você pode estar consultando a localização do seu bilhete, pelo próprio portal da EMTU clicando no banner laranja “Acompanhe” http://www.emtu.sp.gov.br/passe/index.htm?regiao=256. Assim que o seu bilhete-BOM chegar na CAA do seu Campus, você será notificado pelo aplicativo MAIS FMU|FIAMFAAM sobre a chegada do mesmo e você poderá retira-lo.
DEMAIS BILHETES
AESA
Você pode realizar a solicitação do bilhete AESA pelo próprio portal da empresa de transporte. A validação geralmente é feita pela instituição em até 05 dias úteis.
OUTRAS EMPRESAS DE TRANSPORTES
Você precisará ir até um posto de atendimento da empresa de transporte em que deseja realizar a solicitação do bilhete escolar, solicitar um formulário e leva-lo até a sua CAA para que ele seja carimbado e assinado. O prazo para a devolução é de 05 a 10 dias.