10 dicas para aprimorar o seu perfil no LinkedIn e se destacar

Especialista da FMU explica passo a passo para usar a rede a seu favor

Diferente de redes sociais populares no Brasil, como o Facebook ou o Instagram, o LinkedIn tem como foco mostrar a versão profissional do usuário. Com um ambiente próprio, a rede pode ajudar a turbinar a carreira, seja por conta da facilidade do networking, pelas oportunidades de recolocação profissional, por trabalhos freelancer ou ainda para aprofundar conhecimento ou compartilhar experiências no universo corporativo.

Para o professor Márcio Assis, coordenador do curso de Recursos Humanos do Centro Universitário FMU, integrante da rede internacional de universidades Laureate, o ideal ao usar a rede é pensar que ela não é apenas um espaço para compartilhar currículo. “O LinkedIn é um ambiente que favorece o relacionamento com diferentes pessoas, conforme o interesse de crescimento profissional de cada um. Por isso é necessário estar atento a todas as informações que compõem o perfil na rede para se sobressair”.

Para se destacar entre os milhões de usuários no LinkedIn, Assis destaca 10 dicas para explorar ao máximo o seu potencial na rede.

Foto de perfil e plano de fundo

As fotos devem ser profissionais. Evite usar imagens recortadas ou com outras pessoas de fundo. Também não é interessante fotos de muito longe ou selfies. Mantenha a etiqueta profissional. Use roupas que combinem com o seu ambiente corporativo.

A foto de fundo deve sempre estar relacionada com algo que remeta à sua área de atuação. Neste contexto é imprescindível que haja harmonia com o plano de fundo e a sua foto de perfil.

Resumo

Destacar apenas o que é relevante.  Vale descrever sua experiência profissional, formações, aprendizados, projetos, habilidades, conquistas e interesses profissionais.

Como colocar a sua profissão

O LinkedIn é uma rede que utiliza muito as palavras-chave.  Se o profissional não tem um cargo ainda definido, por exemplo estagiário, deve colocar o seu objetivo e área de interesse. Uma referência:  Enfermagem – Saúde Pública. Lembre-se de que o essencial aqui é destacar a área que atua ou deseja trabalhar no futuro.

Perfil em mais de um idioma

Sempre é interessante manter o perfil no LinkedIn em mais de um idioma, desde que a pessoa domine a língua e tenha pretensões de atuar ou fazer network com profissionais de outros países. Além disso, isso demostra a habilidade na proficiência em determinada língua, o que chama a atenção de recrutadores e empresas.

Personalizar URL

Fazer a personalização da URL é de extrema importância, pois isso ajuda nas pesquisas e buscas on-line, o que pode deixar mais fácil a localização do seu perfil por headhunters.

Modo anônimo

É possível olhar outros perfis de modo anônimo, se o seu objetivo é expandir o seu networking. Mas, se você está em busca de recolocação é melhor utilizar a visualização pública.

Interação

Agradeça sempre quando o convite enviado for aceito. Também é interessante convidar para eventos e a sua prestação de serviço de forma sutil, sem ser insistente. Além disso, se estiver em busca de recolocação, falar um pouco da sua experiência e dizer que está à disposição.

Recrutadores e headhunters

É importante compartilhar conteúdo de própria autoria e de relevância de acordo com a sua área de atuação profissional. Faça parte de grupos específicos voltados para seus objetivos. Sempre que possível mostre resultados obtidos, com indicadores.

Trabalho voluntário

Nunca desconsidere em seu perfil trabalhos voluntários que você exerce ou desempenhou em sua vida profissional. Estes trabalhos poderão ser aqueles que você não ganhou nada ou que fez por caridade à alguma instituição e você ainda poderá incluir a empresa para qual trabalhou.

Não seja tímido

Crie e compartilhe conteúdo de interesse na sua área de atuação. Sempre interaja com a sua rede quando houver mudanças de emprego, uma menção nas notícias, aniversários de trabalho e projetos novos. Vale o ditado “quem não é visto não é lembrado”.