Participe do evento do NERA: Construindo Conhecimento sobre Países Africanos
Dia 25 de maio, mais um dia de conquista e reflexão ao povo negro, é comemorado o Dia da África. A data refere-se ao dia em que 32 chefes de estado africanos reuniram-se em Addis Abeba, Etiópia, em 1963. Encontro que teve como objetivo, defender e emancipar o continente africano, libertando-o do colonialismo e do Apartheid. Foi a data em que foi tomado o ponto de partida do desejo de uma África livre, com seus governos, sonhos, desenvolvimento e progresso.
Celebrado em diversos países ao redor do mundo, no Brasil esse dia serve para promover o reconhecimento da importância da interseção da história e da cultura africana, com a história brasileira e mais uma oportunidade para organizar festividades culturais como: exposições, filmes, debates e conferências sobre questões importantes para o povo negro.
O Núcleo de Estudos Étnico-Raciais (NERA) do complexo educacional FMU/FIAM-FAAM, que promove discussõesacerca de questões raciais atendendo toda a demanda estudantil, adotou essa data para celebrar seu 2º aniversário.
Para essa comemoração, foram convidados Nádia Ferreira – Guiné Bissau, Madalena Bive – Moçambique, Pedro Pessula – Moçambique e Yuran Judelfio Tinta – Angola para uma roda de conversa a respeito do tema ‘’Construindo conhecimento sobre países africanos de língua portuguesa’’. Na sequência temos a apresentação de Inês Dionísio Queme, bailarina moçambicana, logo depois temos o grupo musical: Maria Maria’s Musicoterapia, Raça e Identidade, formado pelas alunas do curso de Musicoterapia/FMU. A comemoração encerra com apresentação da revista Dumela digital e impressa, pelas professoras Maria Lucia da Silva, Carla Tozo e Edilaine Félix.
O evento acontecerá no Auditório do campus Ana Rosa na Av. Vergueiro, nº 2009 – Vila Mariana no dia 25 de maio das 8h às 11h30. Serão computadas 10 horas obrigatórias para os alunos que participarem, com nome na lista.