Sala de Leitura debate Lélia Gonzalez

Os encontros para leitura e reflexão sobre a obra da pensadora negra Lélia Gonzalez, realizados pelo Núcleo de Estudos Étnicos Raciais (NERA), já estão com datas e convidadas definidas. A atividade será virtual e acontecerá aos sábados, nos meses de outubro e novembro, das 16h às 17h30, com apresentações de professoras, artistas, pesquisadoras, cientistas sociais e demais mulheres que afirmam a importância de Lélia Gonzalez como intérprete feminina da história, filosofia e sociologia brasileiras.

Em outubro, os encontros acontecem nos dias 17 e 24. No mês de novembro, nos dias 07, 21 e 28. Em cada encontro três pesquisadores apresentam um capítulo.

A atividade contará com leitura, comentários e debates da coletânea “Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa”, obra publicada pela União dos Coletivos Pan Africanistas – Diáspora Africana, 2018. Segundo uma das pesquisadoras brasileiras que escreveram sobre Lélia Gonzalez, como é o caso de Raquel Barreto, “nestes 25 anos de sua passagem, a melhor forma de lhe prestar uma homenagem é reconhecer sua contribuição epistemológica para decolonizar os pressupostos eurocêntricos na produção do saber”. Barreto é autora da introdução da Coletânea.

Essa é a segunda edição do evento. Em 2019, trouxemos para análise a vida e a obra da filósofa Sueli Carneiro, fundadora do Geledés. A escolha por essas autoras e suas obras têm como objetivo estudar o feminismo negro. Além de aprofundar conhecimentos sobre os conceitos que definiram em suas obras como: Epistemicidio, de Sueli Carneiro e a Amefricanidades, de Lélia Gonzalez.

Pensadora afrodiaspórica de gênero, classe e raça – Mineira (1942/1994), Lélia foi professora de Cultura Brasileira na PUC/RJ, onde chefiou o departamento de Sociologia e Política. Sua militância em defesa dos direitos da mulher negra levou-a ao Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) no qual atuou de 1985 a 1989. Também foi uma das fundadoras do Movimento Negro Unificado (MNU), do Instituto de Pesquisas das Culturas Negras (IPCN) e, entre outros, do Coletivo de Mulheres Negras N’Zing. 

Programação | outubro:

1ª Encontro | 17/10 

16h – Intervenção Artística
 Apresentação da atriz Natali Conceição
Arte educadora, contadora de história e cavaquinista, graduanda em arquitetura e urbanismo. Integrante de diversos grupos artísticos.

16h20 – Conhecendo a pensadora negra Lélia Gonzalez
Apresentação da professora Dra. Amanda Motta Castro
Professora do Programa de pós graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul/FURG – Compõe o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar Lélia Gonzalez.

2ª Encontro| 24/10

16h -Mulher negra: um retrato
Apresentação da jornalista Andréa Rosendo.
Mestre em Comunicação (PPGCOM/UFPR), doutoranda e pesquisadora de Comunicação e Cultura na América Latina (Prolam/USP)

16h20 -Cultura, Etnicidade e Trabalho
Apresentação da atriz Erika Teixeira
Pedagoga

16h40 – A Mulher Negra na sociedade brasileira
Apresentação da professora Neide Cristina da Silva
Mestre e Doutora em Educação. Integrante do grupo de pesquisa Ylê-educare: educação para questões étnico-raciais.

Inscreva-se clicando aqui! 

Hora Atividade: 10 horas por Encontro 

Certificado (para participantes de todos os encontros).

Participe!!!!