Transforme seu réveillon na sua virada financeira – Parte II

Na semana passada, iniciamos esta série para ajudar você a começar 2019 administrando melhor suas finanças. Demos dicas de como se organizar financeiramente e priorizar aquelas contas que mais geram dor de cabeça e “roubam” grande parte do seu rendimento: as dívidas. Agora que você já sabe que elas devem ser as primeiras a abandonarem sua lista, confira as próximas dicas que separamos para você.

Dica 3: Zerou suas dívidas? Agora chegou o momento de pensar nas contas

Lembre-se de que o ano termina, mas suas contas, não. Os primeiros meses do ano novo costumam ser pesados, porque há um acúmulo de impostos (IPTU, IPVA) e outras compras inadiáveis para pagar, como o material escolar. Então, antes de se jogar nas festas de ano novo, tenha a certeza de que reservou o suficiente para esses gastos. É melhor diminuir o tamanho das comemorações e assegurar os pagamentos obrigatórios do que ter de sair correndo atrás de dinheiro em janeiro, quando um monte de gente ainda estará curtindo merecidos dias de descanso. Lembre-se: se você se planejou e conseguiu se livrar das dívidas, muitos destes investimentos podem ficar mais baratos no próximo ano, pois não acarretarão multas e juros. E é claro, manter-se adimplente é sempre uma boa oportunidade de conseguir condições melhores de negociação.

Dica 4: Dívidas e contas planejadas… agora você pode estabelecer novos planos

Resolvido o que é fundamental, é hora de pensar nos seus desejos de fim de ano. O primeiro passo é definir quais serão suas prioridades para essa época. Você quer dar presentes no Natal? Ou preferirá gastar um pouco mais com uma viagem de férias? Vai querer escolher mais de uma opção? Quando tiver certeza do que quer, comece a viabilizar o plano. Em geral, as pessoas gastam mais no fim do ano – mas também podem ter algumas fontes de renda adicionais. E não é só do 13º salário que falamos. Dá para produzir artigos de presente para vender, prestar pequenos serviços dentro da sua área de atuação ou algo que você não faz no dia a dia, mas leva jeito. Fora isso, seus ganhos habituais também devem ser mantidos. Então, faça as contas de com quanto dinheiro você poderá contar. É a partir daí que você poderá estimar com mais clareza no que vai gastá-lo.