Participe do Fórum de Sustentabilidade

Nos dias 20 e 21 de maio o NEMA realizará o Fórum de Sustentabilidade, que vai discutir temas voltados ao setor. Confira a i discutir temas voltados ao setor. Confira a programação e participe!

Dia 20 de maio – Manhã

EMPREENDEDORISMO E NOVOS PADRÕES DE CONSUMO

Palestrante: Andressa Batelochio

Mini-bio: Agente de Transformação, articuladora-facilitadora para projetos e processos de inovação para educação pelo desenvolvimento sustentável e em comunicação coletiva. Especialista em jogos cooperativos, cultura de paz, vivências com a natureza (Sharing Nature Worldwild). Agente Sociambiental pela UMAPAZ – Universidade Livre de Meio Ambiente e Cultura de Paz – Prefeitura de São Paulo-SP. Designer de informação e profissional de colheita/ facilitação gráfica com especialização na Holanda. Formada em Comunicação Social pela FAAP com pós-graduação em Marketing de Negócios pela ESPM-SP e como consultora em sustentabilidade pela consultoria Migliori e pelo SENAC-SP. Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pelo CEATS-FIA-USP. Associada-fundadora da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coordenadora do GT Educação.

Palestrante: Ricardo Oliani

Mini-bio: É editor de conteúdo há mais de 10 anos do Portal Mercado Ambiental – www.mercadoambiental.com.br. Atuou durante 7 anos na liderança de projetos de mobilização social do Instituto Akatu na área de Sustentabilidade, Consumo Consciente e o Poder Transformador do Consumidor e atua há mais de 20 anos na criação e aplicação de Jogos e Dinâmicas nos mais variados temas, transformando conteúdos em ferramentas lúdicas e participativas que facilitam a interação do conhecimento com a prática e a integração dos participantes entre si e com os temas que estão sendo trabalhados.

 Palestrante: Eber Souza

Mini-bio: 32 anos, Administrador de Empresas e Graduação Tecnológica em Marketing pela FGV-SP. Diretor Geral da Ecoassist Serviços Sustentáveis, responsável por desenvolvimento de novos canais de negócios B2B e B2C. Gestão operacional da empresa com mais de 6 milhões de clientes ativos. Desenvolvimento de projetos ecoeficientes voltados à sustentabilidade e o consumo consciente. A área de sustentabilidade no Brasil é bastante desafiadora, e por este motivo há muita oportunidade de empreendedorismo, gerando renda, emprego, profissionalização e ajudando o meio ambiente.

Dia 20 de maio – Noite

SUSTENTABILIDADE NO MEIO URBANO E AS REPRESENTATIVIDADES NA MÍDIA

Palestrante: José Valverde

Mini-Bio Mestre em Direito Ambiental pela Universidade Católica de Santos. Docente no Curso de Especialização em Direito Ambiental e Gestão Estratégica da Sustentabilidade da PUC-SP e da disciplina Gestão Púbica e Meio Ambiente, no MBA da Universidade de São Caetano do Sul. Docente convidado na Faculdade de Saúde Pública da USP desde 2006 para ministrar aulas sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Coeditor da obra “Política Nacional Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos” pela Editora Manole e autor do livro “A sociedade civil e o Direito Ambiental”. Como Secretário Parlamentar e assessor do Deputado Arnaldo Jardim, foi o responsável técnico pela elaboração da Política Paulista de Resíduos Sólidos e da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Atualmente Coordenador da Coordenadoria do Desenvolvimento dos Agronegócios (CODEAGRO) também dirige a área de segurança alimentar da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.
Membro do Conselho de Meio Ambiente da FIESP e Diretor de Meio Ambiente e Turismo Sustentável da Confederação Nacional do Turismo – CNTUR.

Palestrante: Andrea Vialli:

Mini Bio: Jornalista, brasileira, natural de Itajubá (MG), 43, especializou-se na cobertura de meio ambiente, responsabilidade social corporativa, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, temas que acompanha desde 2001. Formada em Comunicação Social/Jornalismo pela UNESP. Pós-graduada pela Fundação Dom Cabral em Gestão para a Sustentabilidade e com especialização em economia verde pelo Schumacher College, do Reino Unido. Trabalhou nos jornais Gazeta Mercantil (2002 a 2004), O Estado de S. Paulo (2004 a 2011) e Folha de S.Paulo  (2012). Atual  colaboradora dos veículos Valor Econômico, Folha de S.Paulo, Forbes Brasil,  Brasil Energia, entre outros. Também realiza trabalhos em comunicação institucional (publicações e consultoria) e entre os clientes estão Santander Brasil, Instituto C&A, Vicunha, Fundação Getúlio Vargas, Cause, FEBRABAN, FAPESP e Observatório do Clima. Possui experiência em redação de relatórios de sustentabilidade e já produziu dois relatórios para o Grupo Estado, pioneiros no segmento de mídia, e WWF-Brasil (relatório anual 2014), e Fundação Espaço ECO (2018). Em 2013, lançou o livro “O Azul da Mata Atlântica”, sobre projetos de conservação ambiental na costa brasileira, fruto de uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica.

Palestrante: Sergio Shigeeda

Mini-Bio: Bacharel em Ciência da Computação 1982- USP, Empresário em Tecnologia Bancária, Ambientalista, Permacultor. e membro do comitê de arborização da cidade de São Paulo. Voluntario e idealizador da Horta Comunitária da Saúde, voluntario e ativista do Cades Vila Mariana e voluntário e ativista da Agenda 2030 Vila Mariana. Articulador e Plantador de árvores e florestas em SP, voluntario do ODS São Paulo. Idealizador do Plantio Global pelo Cades Vila Mariana e articulador e Implementador, pelo Cades Vila Mariana, junto ao Instituto Biologico,  do Corredor Verde Polinizador. Implementador e organizador em vários outros plantios de calçadas e reflorestamento com coletivos voluntários e articulador e implementador junto ao Cades do PPAC(Projeto Piloto de Arborização de Calçadas) com a SVMA. Compartilhador da cultura do verde, via palestras.

Dia 21 de maio – manhã

COMUNICAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE

Palestrante: Márcio Mendes

Mini-Bio: Publicitário pela Puccamp; Consultor de Marketing pela Madia Marketing School; MBA em Gestão da Sustentabilidade na FGV; Empreendedor pelo Grupo MEGA SHARE, empresa de marketing ativa no mercado desde 1996. Possui o propósito de promover o desenvolvimento sustentável e realiza

projetos e consultoria de comunicação, marketing e sustentabilidade, e atua como palestrante. Autor do site Marketing Sustentável (www.marketingsustentavel.com.br) e desenvolve a plataforma M(S) – Mundo Sustentabilidade (www.mundosustentabilidade.com) para promover o consumo e a produção responsáveis. Diretor da Abraps – Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável, coautor e embaixador do Manifesto 17:30 (www.manifesto1730.com.br), documento que convoca todos os profissionais do mercado para trabalharem em favor dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU / PNUD. Ex Vice Presidente de Agências do Popai Brasil, capítulo nacional da associação global de empresas que promovem o desenvolvimento de retail e shopper marketing e Diretor de Relações Institucionais do comitê de Relações Sustentáveis da Ampro, Associação Brasileira de Live Marketing.

Palestrante: Reinaldo Canto

Mini-Bio: Jornalista há 38 anos formado pela Cásper Líbero; pós-graduado em Inteligência Empresarial e Gestão do Conhecimento. Nos últimos 16 anos têm atuado na área da sustentabilidade, cidadania e meio ambiente; foi diretor de comunicação do Greenpeace Brasil; coordenador de comunicação do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente e assessor de imprensa do Instituto Ethos; foi também correspondente da Carta Capital, da Envolverde e diversas mídias ambientais, nas Conferências Climáticas COP-15 em Copenhague/2009, COP-21 em Paris/2016 e COP-22 em Marrakesh/2017. Foi também correspondente na Conferência Rio+20 no Rio de Janeiro/2012 e Fórum Mundial da Água em Brasília/2018. É membro de diversos movimentos ambientais, entre eles, Observatório do Código Florestal; Aliança pela Água; GWP – Global Water Partnership; RMA – Rede de ONGs da Mata Atlântica; Movimento Mais Florestas Pra São Paulo, Observatório do Clima, entre outros. Atualmente é colunista da Carta Capital (www.cartacapital.com.br), da Envolverde e do ROL – Rede On Line da Cidadania; conselheiro e parceiro em projetos e conteúdos da Envolverde; consultor e assessor de imprensa da ONG Iniciativa Verde; Diretor de Comunicação da ABRAPS; consultor do Sebrae na área da Sustentabilidade; palestrante e consultor da área ambiental; roteirista e escritor de temas ambientais (animação “A Rebelião das Águas”, lançada no Dia Mundial da Água: http://www.youtube.com/watch?v=XSm9-JQmqFw&feature=youtu.be) e o livro “Um Dia no Dia da Ana Luiza – Uma Aventura Ambiental” lançado recentemente pela Editora Chiado.

Palestrante: Ismael Rocha

Mini-bio: Professor do MBA da UNIFESP e do IPOG. Diretor da ESPM por 18 anos, Professor da Graduação e da Pós-graduação ESPM. Pós-graduado em Marketing na UTA – USA, Mestre em Sociologia, Doutor em Educação e formação complementar nos EUA, Canadá, Inglaterra, China, Malásia, Chile e México. Climate Reality Lider. Idealizador e Diretor da Incubadora de Negócios da ESPM e da ESPM Social. Conselheiro e Coordenador do Comitê de Sustentabilidade da World Vision Brazil, Conselheiro da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Mentor de Startups. Autor de livros e artigos publicados no Brasil e no exterior. Consultor da EXAME.Com Como consultor atendeu empresas como: Omnicon Group Inc., UNIMED Brasil, MICROSOFT, PETROBRAS, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Borrachas Vipal, BAYER, SAMARCO Mineradora, Banco Itaú, Hospital São Luiz-SP, COLGATE, Fundação Romi entre outros. 

Dia 21 de maio – Noite

CIDADES SUSTENTÁVEIS

 Palestrante: Caio Miranda

Mini-Bio: Caio Miranda Carneiro, nascido em 1982, assume seu primeiro mandato na Câmara Municipal de São Paulo aos 34 anos de idade. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP, o paulistano, antes de ser eleito vereador, foi presidente do centenário Centro Acadêmico XI de Agosto, voluntário no Departamento Jurídico dessa mesma instituição para assistência jurídica à população de baixa renda, conselheiro da Associação dos Antigos Alunos da FDUSP e trabalhou no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, com especialização em responsabilidade fiscal e combate à corrupção. Caio também aposta em seus vídeos na internet como uma importante forma de democratizar o debate político e de difundir suas ideias.
Começou como vereador em 2017 e já criou 7 leis. Levou ao gabinete sua experiência jurídica e sua vontade de que o Brasil não desista da política.
Leis criadas:

  • Lei do xixi (multa a quem urinar na rua);
  • Lei da adoção de praças por empresas;
  • Lei da Agenda 2030 da ONU para São Paulo;
  • Lei dos Dispute Boards (Comitês de Prevenção e Solução de Disputas) nos contratos em São Paulo;
  • Lei da fé pública para advogados em processos administrativos;
  • Lei da inspeção veicular da frota utilizada pela Administração Pública;
  • Lei de denominação ao centro de esportes radicais “Drac” no Bom Retiro.

Palestrante: Edilainne Muniz

Mini-Bio:  advogada, formou-se em 1991, pela Universidade Unip em direito. Trabalhou como Consultora tributária em grandes empresas durante 10 anos. Decidida a atuar em áreas relacionadas ao desenvolvimento social ajudou voluntariamente a implementar e capacitar voluntários para o Instituto Ingo Hoffmann na cidade de Campinas/SP, iniciado em 2005 onde ficou até 2016. Sempre acreditando na mudança da sociedade através do autoconhecimento, especializou-se em Programação Neuro Linguística (Pós Master), Renascimento básico e avançado pelo Instituto de Renascimento de São Paulo, Coaching entre outros, e, após, começou a atuar como terapeuta em institutos especializados em liderança emocional, atuou por mais de cinco anos. Em 2010 fui convidada a ser coordenadora Regional do Limpa Brasil Let’s do It! Campinas para a implementação e execução das atividades e após finalizar fui convidada a integrar o time nacional. Já integrada ao time nacional passei a coordenar as ações realizadas nas cidades. Criou a metodologia da capacitação para professores que é utilizada há 3 anos no Programa Limpa Brasil Let’s do It! com grandes resultados. Em 2013 foi fundado o Instituto Limpa Brasil Let’s do It! e assume o cargo de Presidente, cargo esse que permanece até a data atual. Exerce atividades deste o planejamento, articulação nacional, captação de recurso e entrega dos produtos.

Palestrante: Gianmarco Bisaglia

Mini-Bio: Empresário e consultor empresarial, Gianmarco Bisaglia se destaca pela multiplicidade de experiências no setor empresarial e na militância junto a ONGs. Como consultor responde por centenas de projetos em consultoria e treinamento no campo de planejamento estratégico, marketing e desenvolvimento organizacional, inovação tecnológica e políticas públicas, em instituições do Brasil, Inglaterra e Portugal. É colaborador regular da FIESP, SEBRAE, SENAC, SESCOOP, dentre outras agências de fomento e entidades de classe. No campo das Organizações da Sociedade Civil atua desde 1976 em projetos de desenvolvimento social, meio ambiente e sustentabilidade, desenvolvimento rural, cultura, formação profissional, reciclagem, saúde na adolescência, recreação e lazer. Especialista em captação de recursos e gestão de organizações do terceiro setor, é dirigente das ONGs Terceira Via (Joanopolis-SP) e Mater Dei CAM (Atibaia-SP), integrante do grupo ATAR – Tecnologia Social e da Rede do Terceiro Setor de Atibaia e região (SP).