Informações importantes sobre o sarampo

Por Eli Ikuta Shimizu*

 

sarampo é uma doença viral aguda, infecto-contagiosa, altamente transmissível.

A transmissão acontece através de secreções respiratórias, tosse ou espirro, por via aérea. A pessoa pode transmitir a doença 6 dias antes de iniciar as manchas pelo corpo até 4 dias depois. Depois do contato com alguém doente, a pessoa pode apresentar os sintomas em média após 10 dias (de 7 a 18 dias).

Os Sintomas tem duração de três a cinco dias e caracterizam-se por febre alta, mal estar, coriza, conjuntivite, tosse e falta de apetite, manchas brancas (Koplik) na face interna das bochechas. As manchas vermelhas na pele, inicia-se na região retroauricular, espalhando-se para a face, pescoço, membros superiores, tronco e membros inferiores. A diarréia é ocorrência freqüente em crianças com baixo nível sócio-econômico.

As complicações mais comuns são otite média aguda; pneumonia bacteriana; laringite e laringotraqueíte.

O tratamento do sarampo é sintomático

Segundo o Ministério da Saúde, atualmente 39 cidades em três estados brasileiros (São Paulo, Pará e Rio de Janeiro) se mantém com surto ativo do Sarampo, ou seja, com crescimento do número de casos confirmados.

Aos responsáveis que vão viajar com os filhos de seis meses a menores de um ano de idade para estes municípios a recomendação é que sejam vacinadas no período mínimo de 15 dias, antes da data prevista para a viagem. Além de proteger, a medida de segurança pretende interromper a cadeia de transmissão do vírus do sarampo no país.

O município de São Paulo, está em surto ativo e realiza atualmente uma Campanha de Vacinação, onde o público-alvo da ação é:

Todas as crianças entre 6 meses a 11 meses e 29 dias;
Todas as pessoas entre 15 e 29 anos, devem ser vacinadas indíscriminadamente, independente do número de doses anterior;
Profissionais da saúde devem ter duas doses da vacina;
O objetivo é ampliar a cobertura vacinal no público alvo da campanha. A adesão à vacinação é fundamental para conter o surgimento de novos casos;
Manter altas e homogêneas coberturas vacinais na população é a única forma de evitar a transmissão da doença.

Fonte:
https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/saude/vigilancia_em_saude/doencas_e_agravos/sarampo
http://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude

Eli Ikuta Shimizu é mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Habilitação em Enfermagem em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo