FMU participa de concurso de gastronomia

A FMU participou do concurso da Revista Go Where com duas alunas do primeiro semestre do curso de Gastronomia, Mariane da Costa e Marcia de Carvalho.

O Prato principal foi composto de um Xixo Gaúcho com farofa paraense, acompanhado de vinagrete de feijão e maxixe e molho de patê de pimenta biquinho – o Xixo surgiu por volta de 1950 e União da Vitória e Porto União, por membros do Coral da Igreja, quando aos domingos, se reuniam para cantar nas missas ou em momentos para organizar festas da Igreja Catedral Sagrado Coração de Jesus.  Nestes eventos, sempre que a carne era aparada para ser colocada no espeto, sobravam pequenos retalhos, que para todo o aproveitamento do alimento, esses retalhos foram utilizados para confeccionar um espetinho para os ajudantes do evento.

Para a sobremesa, foi desenvolvido um Manjar de queijo com espuma de café e geleia de Maracujá. O manjar, uma sobremesa medieval que chegou ao Brasil por volta de 1680, se tornou um doce típico brasileira com a adição do leite de coco.  “Para o concurso, adaptamos a receita, com o queijo de um de nossos patrocinadores, para combinar com o café, fazendo assim a combinação mais paulista de todas, o pingado. Para quebrar o dulçor e realçar os demais elementos do prato, as meninas fizeram uma geleia de maruja, cuja receita foi desenvolvida em uma Atividade Prática Supervisionada, de uma das disciplinas do curso de graduação”, explica Mara Pontes, Chef de Confeitaria do curso de Gastronomia da FMU.

A preocupação da dupla, durante os treinos e desenvolvimento das receitas, foi, além do sabor, texturas e a gastronomia brasileira, o tempo que teriam para o desenvolvimento e apresentação de cada prato.

O resultado do concurso será anunciado no dia 23 de setembro.